Muita gente espera julho pra poder viajar, conhecer novos lugares, culturas e, claro, cozinhas. E tem país com culinária mais diversificada – e deliciosa – que o Brasil?

Separamos algumas receitas para você que vai viajar em lugares onde a São Vicente já está presente… ou que vai conhecer de norte a sul do país dentro da sua própria casa. As dicas abaixo te ajudam a conhecer e saborear muito mais do Brasil com a ajuda dos nossos queijos e suas panelas.

E, pra começar a viagem, nada melhor do que conhecer um pouquinho mais da “cozinha típica” de São Paulo – entre aspas mesmo, porque o estado (e, principalmente, a capital) mistura tantas culturas à mesa que é fácil encontrar delícias de várias partes do mundo na cozinha paulista.

Aperta os cintos e vem com a gente!

PIZZA PORTUGUESA (do site Tudo Gostoso)

pizza portuguesa

Os italianos podem ter inventado a pizza, mas os paulistas aprimoraram a receita. A Portuguesa é uma das pedidas mais tradicionais em todo o estado.

Ingredientes

Massa

2 xícaras de chá de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento em pó

1 xícara de chá de água

4 colheres de sopa de óleo

Cobertura

150 g de queijo Mussarela São Vicente

50 g de presunto

1 tomate em rodelas

1 ovo cozido

1 cebola picada

Molho de tomate

Azeitonas para decorar, orégano e tempero verde a gosto

Modo de Preparo

Faça uma cova no meio da farinha depois de peneirada com o fermento e o sal. Acrescente a água e o óleo. Amasse bem e abra com o rolo, formando uma massa lisa. Unte uma forma para pizza (média) e modele a massa dentro. Despeje sobre a massa um pouco de molho de tomate, cubra com queijo e presunto. Em seguida coloque as fatias de tomate, o ovo picado e a cebola. Decore com azeitonas, tempere com orégano e tempero verde e leve ao forno pré-aquecido por 20 minutos, ou até a massa ficar assada.

SUSHI DE CREAM CHEESE E SALMÃO DEFUMADO (do site Comida e Receitas)

sushi de salmao

São Paulo tem a maior população japonesa fora do Japão – e o processo de migração oriental tem mais de 100 anos. É comum encontrarmos o melhor da cozinha japonesa na capital paulista.

Ingredientes

1 xícara de chá de água

3/4 xícara de chá de arroz de grão curto

1 1/2 colheres de sopa de vinagre

1 1/2 colheres de sopa de suco de limão

2 colheres de sopa de açúcar

1/2 colher de chá de sal

1 pedaço de nori de 18x20cm

60g de salmão defumado

150g de Cream Cheese São Vicente

1 cebolinha verde cortada em palitos

Modo de Preparo

Coloque a água para ferver e junte o arroz. Reduza o fogo. Cubra e cozinhe até que o arroz tenha absorvido todo o líquido. Numa pequena panela, junte o vinagre, suco de limão, açúcar e sal. Coloque para ferver. Reduza o fogo e cozinhe até que o açúcar esteja dissolvido. Despeje sobre o arroz. Deixe descansar até que o líquido tenha sido absorvido pelo arroz. Deixe esfriar.

Coloque em pedaço de nori numa toalha levemente umedecida. Cubra com arroz. Aperte para ficar bem compacto. Coloque uma porção generosa de salmão do lado mais curto. Do outro lado coloque uma tira de cream cheese e uma de cebolinha. Enrole como rocambole. Com uma faca afiada corte em rodelas de2,5cm e sirva.

POLPETONE (do site CyberCook)

polpetone
Créditos: Site M de Mulher

Mais uma herança italiana para São Paulo – e muito conhecida dentro dos bairros ítalo-brasileiros. Vale a pena visitar quando for à cidade… e fazer em casa para matar a saudade!

Ingredientes

400g de patinho limpo

30g de pão esfarelado em pedaços

1 colher de sopa de manteiga

1 pitada de orégano seco

1/4 colher de chá de alecrim picado

1/4 colher de chá de tomilho picado

1/4 colher de chá de folhas de sálvia picadas

25g de cebola

1/4 colher de chá de alho

1/4 colher de chá de pimenta-síria

Sal a gosto

30g de queijo tipo Estepe São Vicente

1 ovo

20g de farinha de pão

Farinha de trigo para polvilhar

Óleo para fritar

Modo de Preparo

Limpe bem a carne, tirando as gorduras. Corte em cubos. Misture a cebola, o alho, o sal, a pimenta, o tomilho, a sálvia e o orégano. Reserve. Em um recipiente, misture os cubos de carne, a manteiga e o pão. Moer tudo de uma vez. Coloque a carne moída em uma vasilha e misture aos temperos reservados. Depois, faça duas bolinhas de carne. Modele com as mãos e recheie com o queijo. Passe na farinha de trigo, no ovo e na farinha de rosca. Repita a operação até finalizar. Frite em óleo bem quente.

PASTEL DE FEIRA (do site Bolsa de Mulher)

pastel-de-queijo
Créditos: Feira dos Importados

Tá pra nascer alguma coisa tão paulista quanto o lanche rápido – e, de preferência, com caldo de cana. As duas opções mais amadas dos paulistanos são o sanduíche de mortadela e o pastel de feira, que a gente te ensina aqui:

Ingredientes

Massa

250 gramas de farinha de trigo

1/2 xícara de água morna

1 ovo

2 colheres sopa de óleo

1 colher chá de sal

1/2 colher sopa de pinga

1 colher chá de fermento em pó

Óleo para fritar

Recheio

Mussarela ou Queijo Prato ou Queijo Minas São Vicente

Orégano

Modo de preparo

Massa

Misture todos os ingredientes até ficar bem homogêneo. Deixar a massa repousar durante 30 minutos. Com a ajuda de um rolo, abra a massa bem fininha em uma superfície enfarinhada. Quanto mais fina a massa, melhor ficará o seu pastel.

Recheio

Pique o queijo e tempere com orégano.

Montando o pastel

Corte retângulos na massa e recheie o centro. Dobre ao meio e com a ajuda de um garfo sele bem as laterais para que o recheio não vaze na hora de fritar. Frite em óleo bem quente até a massa ficar dourada. Deixe escorrer o excesso de gordura em papel toalha e coma seu pastel ainda quente.

Se você tiver mais dicas legais de receitas de São Paulo, deixe nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *