bombinhas de queijo

O Sul do Brasil tem culinárias bem específicas em cada um de seus três estados, focadas basicamente na carne (principalmente no Rio Grande do Sul) e no peixe (em Santa Catarina). Mas nada impede que essa região charmosa – incluindo o Paraná – deguste queijos sempre que possível, e é por isso que a São Vicente também marca presença nas frias regiões sulistas.

Mas nem só de fondue vivem gaúchos, paranaenses e catarinenses. Há muito mais para curtir e mostrar em sabores no sul, e separamos três receitas que, embora não sejam necessariamente típicas, são muito apreciadas pelos nativos de lá. Se você é sulista, chegou a hora de encher o peito de orgulho – e o estômago de comidinhas! Mas se você mora em outra região do país, pode vir com a gente em mais esse roteiro de férias, com passagem para o supermercado mais próximo e conexão na cozinha de casa. É hora de conhecer mais um monte de receitas bacanas (e super fáceis) para fazer com a São Vicente ainda hoje.

Todas as três receitas são do site Revista Sabores do Sul.

BOMBINHAS DE QUEIJO

bombinhas de queijo

Ingredientes
2 colheres de sopa de margarina
1 xícara de chá de água
1 colher de café de sal
1 xícara de chá de farinha de trigo
3 ovos batidos
1 xícaras de chá de queijo parmesão ralado

1 xícara de chá de queijo Prato São Vicente ralado

Modo de preparo
Prepare uma massa básica para bombinhas e adicione-lhe ¾ xícara de chá de queijo ralado: metade parmesão, metade queijo Prato. Forme bolinhas e frite-as em bastante óleo quente. Sirva-as com molho de tomate e uma salada de folhas.

PATÊ DE QUEIJO

pate de queijo

Ingredientes
1 ½ xícara de sobras de queijo Mussarela São Vicente ralado
1/3 xícara de chá de manteiga
Sal e pimenta a gosto
Ervas aromáticas picadas

Modo de preparo
Misture 1 ½ xícara de chá de sobras de queijo ralado com 1/3 xícara de chá de manteiga, sal e pimenta a gosto e ervas aromáticas picadas; Divida entre 2 tigelinhas e sirva com torrada. Se não for servir imediatamente, elimine as ervas e cubra a superfície com uma camada fina de manteiga clarificada.

PUDIM DE QUEIJO COM GOIABADA

Ingredientes

pudim de queijo com goiabada

6 colheres de sopa de margarina
1 xícara de chá de açúcar
4 gemas
2 xícaras de chá de Ricota Fresca São Vicente esfarelada
1 xícara de chá de leite
Raspas de 1 limão
3 colheres de sopa de amido de milho
4 claras em neve

Calda:
150 g de goiabada cortada em cubinhos
1/2 xícara de chá de água
Queijo ralado para decorar

Modo de preparo

Aqueça o forno a 180ºC. No liquidificador, bata a margarina, o açúcar e as gemas até obter um creme. Acrescente a ricota, o leite, a raspa de limão e o amido de milho. Por último misture delicadamente as claras em neve. Unte com margarina uma forma de 22 cm com furo central e polvilhe com açúcar. Despeje o creme e asse em banho-maria, no forno, por uma hora. Deixe esfriar  e desenforme. Para preparar a calda, em uma panela, coloque a goiabada, a água e deixe ferver até formar uma calda grossa. Deixe amornar e despeje sobre o pudim. Polvilhe o queijo ralado por cima e sirva em seguida.

E aí, curtiu nossas dicas? Mora no Sul do país e tem receitas ainda mais deliciosas com queijo? Compartilhe com a gente através dos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *