Category :

italiaSó quem já andou pelas ruelas de cidades italianas como Florença, Veneza e Siena sabem o que é degustar uma boa receita com queijo. Não que a capital Roma não tenha seu propósito em pegar o turista pela boca (e conseguir atingir o objetivo), mas é que, quanto mais você adentra a Itália, mais você se surpreende com as possibilidades que o queijo oferece.

É de lá o Gorgonzola, que a gente produz com tanto carinho – carinho, aliás, foi o principal motor de sua produção, como já mostramos no post sobre a origem desse queijo. Mas não é apenas ele que toma nossos corações de assalto e nos faz comer rezando as receitas que parecem tirar de nossa boca apenas duas palavras: mamma mia!

A Itália não é uma das maiores produtoras de queijo do mundo (estima-se uma média anual de 900 mil toneladas, “apenas”), mas com certeza é um dos expoentes mundiais para explicar porque o queijo causa tanto amor nas pessoas. São cores, sabores e texturas diferentes, dependendo da região do país em que você esteja – e toda essa diversidade não é nada menos que apaixonante. Ninguém pode ir na Itália e não degustar um bom queijo da terra; o contrário disso significa que a pessoa nunca esteve, realmente, em solo italiano.

Quando estiver por lá, não se faça de rogado: experimente tudo que leve “fromaggi” na receita, não importa qual seja o tipo do queijo. Não vai ser difícil encontrar algo diferente dos clássicos carbonara e pizza de quatro queijos… o que não falta na Itália é receitinha gostosa e diferente das quais estamos acostumados. Ah, e dica importante: não peça nenhum condimento, como ketchup, ou até mesmo azeite, para seu prato – a menos que o próprio restaurante o ofereça. Italianos costumam tomar como ofensa a nossa terrível mania de “estragar os pratos” com condimentos.

E se depois da sua viagem maravilhosa você sentir saudade desse gostinho italiano – ou se nem der pra você ir, pelo menos nos próximos meses – não fique chateado: temos no portfolio os originais Gorgonzola e Provolone para que você repita as noites italianas sempre que quiser, dentro da sua própria casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *