Category :

O gorgonzola é um desses queijos dos quais não existe muito meio termo: é 8 ou 80; as pessoas amam ou odeiam – e é bom lembrar que as pessoas mais amam do que odeiam, uma vez que na Itália, seu país de origem, ele é o terceiro tipo de queijo mais consumido. Tem cheiro forte, gosto forte e muita gente torce o nariz para o seu “mofo”, sem saber que é justamente seu processo com fungos que o torna tão especial.

Gorgonzola oficial

Se você gosta de queijo gorgonzola, esse texto com as curiosidades dele é pra você. Mas se por algum motivo você não gosta, leia também: sua história é tão apaixonante que você não vai resistir experimentar mais uma vez esse saboroso invento italiano.

  1. O Gorgonzola é um queijo originário da cidade de… Gorgonzola. A cidade fica perto de Milão, na Itália.
  2. Com massa cremosa e aroma intenso, o gorgonzola é uma variedade de queijo azul fabricado com o leite de vaca.
  3. Sua invenção data do século 10 e tem uma história bastante curiosa: diz-se que um queijeiro apaixonado, responsável por fazer o queijo strachino, se esqueceu de fazer o queijo quando corria atrás de uma gorgonzolense. E, para que seu patrão não percebesse o descuido, o queijeiro misturou leite ordenhado na noite anterior com o da manhã seguinte… o que deu origem aos fungos, que são a principal marca do gorgonzola.
  4. Isso ocorre porque duas coalhadas, com temperaturas diferentes, provocam bolhas de ar, onde se formam os fungos.
  5. Os italianos gostam de saborear o gorgonzola de duas formas, que julgam ser as mais perfeitas: gorgonzola com aipo e gorgonzola com mel – este último é apreciado, geralmente, depois do jantar, como uma sobremesa.
  6. A cidade de Gorgonzola tem hoje 20 mil habitantes e foi fundada antes do ano 1000, mas há 200 anos não produz mais seu tão famoso queijo.
  7. O queijo gorgonzola é importante personagem do clássico da literatura “Os Noivos”, de Alessandro Manzoni, publicado em 1823: durante a fuga do personagem principal, Renzo, de um poderoso político, ele passa pela cidade de Gorgonzola e mata sua fome com pão e… gorgonzola.
  8. O gorgonzola é o terceiro queijo mais consumido de toda a Itália. Atualmente ele só perde para o parmigiano e o grana padano.
  9. São necessários 600 litros de leite de vaca para fazer aproximadamente 60 quilos de queijo gorgonzola.
  10. Poucas pessoas sabem, realmente, produzir o queijo com qualidade. Seu processo envolve voal de seda para a massa, vários instrumentos para cortar a coalhada e os fungos são uma solução natural de bactérias sem cheiro. Além disso, o queijo deve ser lavado e salgado (para perder o soro em excesso), desidratado e furado para que os fungos cresçam dentro dele.

Para arrematar o gorgonzola em qualquer ocasião, um bom vinho acompanha o queijo. E para experimentar o melhor exemplar do gorgonzola nos dias de hoje, é só procurar o São Vicente na gôndola do seu supermercado!

Tags :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *