tapiocasJaneiro é a época das academias lotadas; afinal, verão e carnaval compõe uma dupla irresistível para quem quer exibir um corpão sarado – e saudável. Mas não podemos nos esquecer que só a academia não dá aquele tchan a mais: é preciso adquirir novos e bons hábitos alimentares se quisermos mudar nossa aparência. De quebra, e mais importante, com uma alimentação saudável deixamos nosso corpo ainda mais forte, trabalhando melhor e acrescentando mais alguns aninhos de vida na nossa conta.

Para nossa sorte, foi-se o tempo em que pensar em mudar o cardápio diário para uma opção mais saudável era chato ou torturante. “Regime” era um dos nomes pesadíssimos que a gente costumava dar para nossa mudança de hábito, e o resultado é que quase ninguém conseguia seguir nada disso até o fim, a menos que tivesse tido treinamento militar para tal. Hoje, adquirir bons hábitos alimentares é uma etapa de redescoberta da cozinha, dos sabores, e envolve a reinvenção de delícias do dia-a-dia “tranqueira”, daquelas que a gente gosta beeem de comer, em delícias mais saudáveis – ou, como está na moda, mais fitness.

Quer um exemplo? A tapioca. Quem é que nunca se deixou levar por uma deliciosa tapioca recheada com manteiga, frango e requeijão nas praias do nordeste? E a de banana com leite condensado? Hmmm! Deu até vontade, né? Pois saiba que, se mexer no recheio, a tapioca não só pode como deve entrar no seu novo cardápio! Virou febre de quem frequenta academia, porque a massa da tapioca tem pouquíssimas calorias e é rica em nutrientes. Ótima, por exemplo, para substituir o pão da manhã, que tem bastante caloria e quase nenhum benefício alimentar direto. Nesse caso, você vai deixar o requeijão e o leite condensado para o fim de semana, mas pode rechear sua tapioca com um monte de outras delícias que não vão pesar na sua contagem calórica diária e nem no seu pós-treino, hora em que muitas(os) musas(os) fitness reservam para uma alimentação de reposição de energia – e quando a tapioca é uma ótima opção.

Dá uma olhada nos recheios de tapioca perfeitos para seu janeiro.

TAPIOCAS FITNESS

Massa de tapioca

Ingrediente: Aproximadamente* 3 colheres de sopa de goma para tapioca (também chamada de “farinha pronta para tapioca”, “goma de mandioca”, “massa pronta para tapioca”, “goma de mandioca hidratada”)

*Por que “aproximadamente”? Porque a quantidade de tapioca vai depender do tamanho da porção que você quer fazer e da sua frigideira.

Como fazer: passe a goma de tapioca em uma peneira antes de colocá-la na panela, para evitar os grumos da massa, deixando-a bem soltinha. Com o recheio separado, acenda o fogo para aquecer a frigideira e, em seguida, coloque a goma de tapioca, espalhando-a delicadamente para cobrir o fundo e virar um disco. Nivele toda a goma pela panela e deixe-a esquentar um pouquinho no fundo. Vire o disco para que o mesmo ocorra do outro lado.

Recheios

Atum com Creme de Ricota São Vicente – pronto o disco de tapioca, coloque em metade dele, ainda na panela, duas colheres de sopa de Creme de Ricota São Vicente e acrescente uma colher de sopa de atum desfiado. Dobre o disco, retire do forno e se delicie!

Benefícios: com o atum você consegue uma reserva de magnésio, potássio, selênios minerais, vitaminas do complexo B e ômega 3, dentre outros nutrientes. O Creme de Ricota tem proteína, cálcio e baixo teor de sódio.

Queijo Minas Frescal São Vicente com ervas – pronto o disco de tapioca, coloque em uma metade dele uma fatia média de Queijo Minas Frescal São Vicente picada ou ralada, uma pitada de manjericão seco ou algumas folhas de manjericão fresco, e uma pitada de orégano.

Benefícios: o Queijo Minas Frescal é rico em proteínas de alta qualidade, fósforo, selênio, zinco e vitaminas, com baixo teor de sódio. O manjericão tem óleos essenciais com aroma calmante e vitaminas A, B, C, E e K.

Ricota Fresca São Vicente, Tomate e Orégano – pronto o disco de tapioca, coloque em uma metade dele uma fatia média de Ricota São Vicente, cinco tomates-cereja cortado em rodelas e uma pitada de orégano. Deixe esquentar um pouco, dobre o disco, retire e sirva.

Benefícios: a Ricota é rica em cálcio, fortalecendo dentes e ossos, e possui propriedades nutricionais que são encontradas em diversos suplementos para ganho de massa muscular, sendo super indicada para quem está ativo na academia e quer ganhar massa magra. O tomate é rico em licopeno, agente antioxidante e anticancerígeno. E o orégano dá aquele toque especial à receita, com ômega 3 e vitaminas A, C, K e do complexo B, dentre outros nutrientes.

E você, tem uma receita especial de tapioca com queijo? Envie pra gente!

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