x-caboquinho

Em um país grande como o nosso é impossível encontrar cozinhas idênticas em todas as regiões. O Norte, por exemplo, tem influência japonesa, italiana e libanesa nas ruas receitas, mas com forte toque indígena, colecionando pratos com peixes e carnes de caça. Os principais ingredientes de suas receitas fazem parte do bioma amazônico, com folhas, frutos e frutas, e ainda é possível encontrar nessa miscelânea a cultura portuguesa pós-colonização.

Para que você possa viajar com a gente por mais essa região, separamos uma receita super fácil e saborosa – um prato onde o queijo também se faz presente, no coração da Amazônia. A aventura começa com o queijo de Coalho, mas fica boa mesmo quando a gente encontra o tucumã, fruto típico da região nortenha, que tem caroço lenhoso, quase preto, e contém uma amêndoa de massa branca, oleaginosa. É desse frutinho que sai o óleo de amêndoa, muito utilizado na indústria de cosméticos.

O desafio, então, é pedir ao feirante mais próximo a informação de onde encontrar esse ingrediente e, com ele em mãos, é hora de correr até o supermercado mais próximo e contar com a São Vicente para o sucesso da empreitada – que, pela praticidade da receita, não vai levar muito tempo para ficar pronta, mas tem tudo para eternizar a experiência culinária na memória.

Como sempre, boa viagem!

X-Caboquinho (do Portal do Amazonas)

x-caboquinho

Receita típica de Manaus (AM)

Ingredientes

Pão francês do tipo brotinho
Raspas de tucumã (fruto de palmeira amazônica)
Queijo de Coalho São Vicente
Margarina
2 bananas prata

Modo de Preparo

Corte as bananas em fatias e passe-as na frigideira com um pouco de margarina. Em seguida passe manteiga no pão coloque o queijo de Coalho, as raspas de tucumã e em seguida as bananas fritas. Coloque em uma sanduicheira e espere o queijo derreter.

Tem mais dicas de receitas com queijo pela região Norte? Deixe aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *