Category :

Emental-oficial-900x417

Se fosse disputar algum campeonato, o queijo Emmental (ou Emmental, por vir da região alpina de Emme, na Suíça, no século XV) seria grande candidato ao pódio – com chances de ser campeão. Isso porque, além de ser delicioso, é muito popular e pode chegar a pesar até 130kg, o que o faz ganhador eterno na categoria “tamanho família”.

E se você não está ligando o nome à pessoa – ou ao sabor – a gente refresca sua memória: aqui no Brasil ele é conhecido simplesmente como “queijo suíço”, aquele grande e cheio de furinhos que a gente está careca de ver nos desenhos animados, nos filmes e nas mesas dos melhores restaurantes. E, como qualquer queijo fino, tende a ser protagonista também na sua casa.

Mas, como usar um queijo que pode ser tão farto – e grande, podendo chegar a um metro de diâmetro! – dentro da nossa cozinha? Fácil: o queijo Emmental geralmente é vendido em pequenas peças ou pedaços econômicos, e é perfeito para fondues e omeletes. Seu paladar é suave e ligeiramente adocicado, e suas características mais marcantes (a cor amarelada, a casca escovada e dura, a consistência e, claro, os seus buraquinhos) aparecem após cozimento e prensa de sua pasta, cuja produção deriva do leite de vaca.

Ah, e sobre os buracos do queijo Suíço, uma curiosidade: os cientistas acreditavam que eles eram originados pelo dióxido de carbono produzido pela bactéria do próprio queijo, mas em 2015 descobriu-se em Berna (na região onde o Emmental surgiu) que os buracos resultam, na verdade, dos gases produzidos por partículas de feno durante o processo de fermentação.

Antes que o Emmental chegue à sua mesa ele já passou por um período de 30 dias maturando em câmara fria e 15 dias em câmara quente, obedecendo ao processo de produção. Por isso, ao degustar novamente o queijo Suíço, lembre-se de que ele foi preparado especialmente para caber dentro das suas receitas! E venha contar para a gente onde melhor ele se encaixou nas invenções da sua cozinha…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *