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O vegetarianismo é uma opção de vida que ganha cada vez mais adeptos, seja por questões nutricionais ou por valores individuais, onde não cabe se alimentar de carne de animais. O importante é saber que, retirando-se a carne, que é um alimento rico em ferro, o vegetariano precisa buscar em outros alimentos opções que sejam capazes de repor os nutrientes dessa proteína.1

Com a retirada da carne, entra em cena o queijo, principalmente nas receitas onde as calorias não importam tanto assim: ao invés do molho à bolonhesa, vem o molho aos quatro queijos; o recheio da lasanha também foge da carne, sendo substituído por mais variedades de queijo, e assim por diante. O queijo é um substituto delicioso para as receitas com carne, mas atenção: ele não pode ser o único substituto para quem opta pelo vegetarianismo.

E não é só pelas calorias, não. Os laticínios não contêm, sozinhos, todos os nutrientes da carne. Por exemplo: queijos, iogurtes e leites não possuem muito ferro, que é o que a carne, principalmente a vermelha, tem em maiores níveis. Colocar o queijo na receita é recomendado, mas junto a outras opções que podem ajudar a substituir a carne à altura – em vegetais como o brócolis, por exemplo. Ou seja: você pode servir um suflê de brócolis, ou um escondidinho de brócolis, ou até mesmo uma lasanha com berinjela ou espinafre, alimentos ricos em nutrientes, usando seu queijo preferido e um outro alimento de apoio para substituir a carne da maneira adequada.

Não vale, também, apoiar o vegetarianismo só em pizzas de mussarela e batatas gratinadas: tome cuidado com o colesterol dos alimentos e deixe-os com mais carboidrato para os momentos de prazer. Quem não gosta de uma batatinha frita com queijo mussarela em uma mesa de bar? Lá, está valendo: basta que peça a porção sem bacon, e tá tudo certo. As pizzas também podem ficar para as noites entre amigos… ou para as pizzas saudáveis, com massas integrais e ingredientes diversos, que também levam queijo em sua composição. Já demos várias dicas de receita por aqui.

Resumindo, lembre-se sempre: ao optar pelo vegetarianismo como estilo de vida, tenha queijos sempre por perto – mas não se esqueça de que eles devem sempre ser combinados a alimentos que possam te ajudar a repor ferro e proteínas. O auxílio nutricional é imprescindível para que uma dieta balanceada e saudável possa ser feita. No mais, queijo sozinho é sempre bom, mas fica muito melhor quando está acompanhado… e sempre vamos incentivar essa mistura deliciosa de sabores que o queijo pode nos proporcionar. <3

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