wine-and-pasta

Difícil imaginar um macarrão sem queijo. Mesmo quando o molho leva carne, tomate, manjericão com nozes… em qualquer uma das opções, o queijinho ralado para dar um “tchan!” ao prato é indispensável. E, aí, uma taça de vinho para acompanhar essa deliciosa experiência gastronômica vai muito bem, obrigado.

Muita gente acredita que o tinto é a melhor opção para qualquer tipo de massa, mas a realidade é que a escolha do vinho vai variar de acordo com a receita. Essa que sugerimos, por exemplo, vai muito bem com vinho branco de uva Chardonnay, já que ela harmoniza bem com molhos cremosos ou de queijo. Isso não significa, contudo, que o branco é regra: com queijos, os tintos delicados também acompanham o paladar.

Já se o molho tiver carne, como tiras de filé ou a bolonhesa, o tinto é realmente a escolha mais certeira, assim como as massas com base em frutos do mar e peixes vão casar melhor com vinhos brancos e rosés. O molho pesto, que leva manjericão, nozes e parmesão, também prefere o acompanhamento de vinhos brancos.

A melhor saída é escolher um vinho leve, qualquer que seja o molho, porque a massa já tende a ser “pesada”. Assim, se o vinho for mais suave, você não se sente empanturrado antes de chegar à metade do prato – ou da taça. O que não pode faltar, mesmo, é o macarrão e seu vinho correspondente.

Macarrão ao Molho de Queijo Gorgonzola

E se o molho do macarrão levar queijo? Aí, não tem pra ninguém: a cremosidade da receita faz com que a massa praticamente derreta na boca. É irresistível! Quer ver? Dá uma olhadinha nessa receita que garimpamos do site Panelaterapia que leva Gorgonzola e Mussarela (e você ainda pode polvilhar queijo ralado no prato, se quiser) – e no vinho que sugerimos para acompanhá-la. Depois vem contar pra gente se não vale a pena variar no cardápio de massas colocando, sempre, mais um pouquinho de queijo…

Ingredientes
1 colher de sopa de amido de milho
1/2 xícaras de chá de leite
1/2 cebola
1 colher de sopa de manteiga
1/2 xícara de chá de queijo Gorgonzola São Vicente
1/2 xícara de chá de queijo Mussarela São Vicente
1 lata creme de leite com soro
sal, pimenta-do-reino e cebolinha a gosto
300g de massa da sua preferência

Modo de Preparo

Refogue a cebola na manteiga. Misture o leite e o amido e junte ao refogado. Adicione os queijos, espere derreter e junte o creme de leite. Tempere com sal, pimenta-do-reino e na hora de servir cebolinha a gosto. Essa quantidade de molho dá para 300g de massa que servem bem 4 a 5 pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *