Category :

outubro-rosaO mês de Outubro é, por tradição e necessidade, um mês Rosa. É nele que o mundo para pra refletir sobre o câncer de mama, o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, com 25% de aparecimento de novos casos por ano. Dentre as formas de prevenção estão comer bem, fazer atividades físicas, evitar o consumo de álcool e… fazer o autoexame. O Outubro Rosa serve justamente pra isso: pra lembrar todas as mulheres (em qualquer idade, mas em especial acima dos 40 anos) a conhecer seu corpo e conseguir perceber, ainda no início, quando algo pode estar errado.

A gente sabe que dá sempre aquele medinho de tocar os seios de vez em quando, porque muitas de nós cresceram sob a batuta do “quem procura, acha”. Aí, são dias, semanas, meses e até anos esquecendo que o peito, palco de grandes emoções da nossa vida, onde surge a adrenalina quando damos o primeiro beijo, que palpita de alegria com um momento especial, e que também é onde dói quando a gente perde algo, pode estar se preparando para nosso ato final.

Não podemos deixar que isso aconteça.

Da última vez que checamos, pesquisas revelaram que nada é melhor nesse mundo do que viver com saúde. Dinheiro é bom, comer bem é ótimo, viajar então, nem se fala. Mas pode perguntar a qualquer pessoa enferma, e temos certeza de que ela trocaria todas essas experiências por uma pitadinha de saúde. Afinal, é só assim que podemos viver o que nos espera em plenitude. Vamos viajar, vamos comer bastante, vamos beber bons vinhos – mas vamos fazer tudo com a moderação de quem quer ter tudo isso à disposição por mais 50 anos.

Vamos comer queijo branco, que é uma boa forma de prevenir doenças, e vamos fazer o autoexame, ali, rapidinho no chuveiro. Basta colocar uma das mãos nas costas e, com as pontas dos dedos, apalpar o seio procurando por “bolinhas” – ou qualquer outra coisa que você ache que não deveria estar ali. Repita o procedimento com o outro seio. E, se sentir algo estranho, consulte seu ginecologista o quanto antes. Pode ser que não seja nada, e pode ser que essa simples apalpada salve sua vida.

Nesse caso, é bem melhor prevenir do que remediar…

Seja em qual idade for, não deixe de se tocar sempre. E também procure conversar com mulheres que sobreviveram ao câncer de mama, pois elas com certeza terão muito a te contar. Ser mulher nunca foi fácil, mas isso nunca deixou a gente abatida. É hora de pintar o mês todo de rosa para mostrar ao mundo que podemos salvar a Terra do câncer de mama, começando pelas pontas dos nossos dedos.

Lembre-se que, exalando saúde, você pode se dar ao luxo de chegar aos extremos: tomar um pouco mais de vinho uma vez ou outra, comer mais na degustação dos queijos, viajar pelo mundo vivendo experiências incríveis, sem muitas preocupações ou limites. E vai perceber que a vida acontece em Outubro, Novembro, Dezembro, e todos os outros meses do ano.

Viva por todos eles. Faça seu autoexame. <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *