Comprar carne de hambúrguer congelada ficou no passado: a moda agora é hambúrguer artesanal. Afinal, com uma carne fresca e um bom preparo, nada supera a delícia de degustar um sanduíche do tipo “feito em casa”. E o melhor é que dá pra inventar muito com essa nova mania, colocando novos ingredientes e deixando a experiência do gosto ainda mais apurada.

Já pensou em fazer um hambúrguer artesanal em casa? Te garantimos que essa refeição não dá o tanto de trabalho que aparenta, e o sabor pode te surpreender, principalmente se tiver um queijo São Vicente como complemento dessa delícia. Quer ver como é fácil?

A escolha da carne

Uma das principais dicas do site Guia do Hambúrguer pra quem quer aprender a fazer o famoso artesanal em casa é acertar na escolha da carne. Segundo o blog, as melhores carnes para o hambúrguer bovino artesanal são as da parte dianteira do boi, por serem mais duras e terem mais sabor. As opções mais indicadas são as com pouco nervo, porque a carne será moída e é bom não ficar “mastigando chiclete” a cada mordida no hambúrguer. Para cumprir esse objetivo, o ideal é usar acém, carne de peito e pescoço, além de raquete da paleta e costela gaúcha.

A grande vantagem dessas carnes é seu custo: elas são bem mais baratas que uma picanha, por exemplo. E o site Guia do Hambúrguer avisa: dificilmente você vai comer fora de casa um hambúrguer que seja 100% de picanha – mesmo que o preço dele te fale o contrário. E, mesmo fazendo você mesmo, não precisa gastar muito na carne, pois você vai ter o sabor desejado mesmo com uma carne mais barata. Por isso, deixe para investir pesado nos acompanhamentos do hambúrguer, como o pão, o queijo, os molhos…

Melhores queijos para hambúrguer artesanal

Na verdade, todo e qualquer queijo sempre será muito bem vindo em uma experimentação culinária – mas alguns são os queridinhos da “área gourmet” dos sanduíches, como Gorgonzola, Cheddar, Cream Cheese e Creme de Gruyère (ou Fondue de Gruyère).

A notícia boa? A São Vicente tem todos esses queijos, e você já pode começar logo com um festival de hambúrgueres artesanais dentro de casa. O Gorgonzola e o Cheddar, inclusive, estão na versão de queijos processados – o que significa que podem ser utilizados em grandes quantidades, e podem substituir facilmente os molhos de Gorgonzola e Cheddar que vemos por aí.

Dê uma olhada nas receitinhas que separamos, já comece a convidar os amigos e teste suas habilidades culinárias já no fim de semana. Afinal, por que esperar a reserva no restaurante quando se pode ter o melhor hambúrguer artesanal dentro de casa?

Gorgonzola Burguer (do site Guia do Hambúrguer)

sv-gorgonzola-burguer

Ingredientes

Molho de Gorgonzola

75ml de creme de leite fresco

1 colher de chá de tomilho fresco

60ml de caldo de galinha

1 colher de chá de amido de milho

50g de Gorgonzola São Vicente

Sal e pimenta do reino

(Você também pode substituir o Molho de Gorgonzola por Gorgonzola Processado São Vicente.)

Temperos da carne

1 kg de acém

300g de lombo

30g de cebola picada

½ colher de sopa de sal

1 colher de chá de caiena

1 colher de chá de pimenta do reino

1 colher de chá de tabasco

1 colher de sopa de molho inglês

1 colher sopa de páprica defumada

Modo de preparo

Misture bem o acém com o lombo e os demais temperos até que a massa fique homogênea. Não faça a mistura com muita antecedência, pois logo que temperar a carne e moldar o hambúrguer ele deve ir logo à grelha ou a chapa.

Para o molho de Gorgonzola, dissolva 1 colher de chá de amido de milho em 60ml de caldo de galinha. Reserve pois será o último ingrediente do creme de gorgonzola. Desmanche o queijo Gorgonzola com as mãos em uma tigela. Acrescente o creme de leite (de preferência fresco) à panela. Coloque o Gorgonzola que desmanchou com as mãos. Coloque o tomilho e mexa em fogo médio baixo até levantar fervura. Desligue o gás e apenas antes de servir adicione o amido de milho dissolvido no caldo de galinha no creme e aqueça novamente até que engrosse. O molho está pronto.

Depois disso grelhe o hambúrguer em fogo médio/alto, aproximadamente 2 a 3 minutos de cada lado. Frite a cebola cortada. E agora é só montar o hambúrguer, coloque o pão tostado na manteiga, em seguida a cebola e o hambúrguer por cima. Coloque a quantidade desejada de creme de gorgonzola e está pronto seu hambúrguer.

Cheddar McMelt (do site GShow)

sv-cheddar-mcmelt

Ingredientes

300g de carne moída

1/2 pacote de sopa de cebola

2 pães de hambúrguer

4 fatias de queijo Cheddar próprio para sanduíche ou queijo Cheddar Processado São Vicente

100g de creme de leite

1 cebola pequena

Molho shoyo e sal a gosto

Modo de Preparo

Hambúrguer: tempere a carne moída com a sopa de cebola e sal a gosto. Não deixe ficar muito temperada para não brigar com os demais ingredientes. Vá amassando a carne com o tempero até formar uma massa. Em uma superfície lisa, forme a carne como um bife de hambúrguer mais grosso, pode utilizar um pote redondo para cortar no formato correto. Em uma frigideira, frite o bife com um pouco de óleo. Na hora de fritar, não vire o bife, frite um lado, depois vire para fritar o outro.

Cheddar: em uma panela com fogo brando, coloque as 4 fatias do queijo e vá separando em pedaços menores. Quando começar a derreter, acrescente o creme de leite. Mexa até formar uma massa homogênea. Deixe descansar. (Ou utilize o Cheddar Processado São Vicente, pulando totalmente esta etapa.)

Cebola: corte a cebola em pequenos pedaços. Na mesma frigideira que fritou o bife, jogue a cebola em fogo baixo. Quando começar a dourar, adicione um pouco de shoyo até que elas fiquem caramelizadas.

Pão: na mesma frigideira que fritou o bife e as cebolas, aqueça e coloque o pão aberto com as partes internas em contato com a superfície da frigideira. Deixe até que comecem a queimar.

Monte o seu sanduíche com os ingredientes e seja feliz!

Ciabatta com Hambúrguer e Cream Cheese (do site CyberCook)

sv-ciabatta-burguer

Ingredientes

1 xícara de chá de champignon em conserva picado

2 colheres de chá de azeite

Quanto baste de salsão picado

300g de patinho moído

2 colheres de sopa de aveia

Quanto baste de sal

150g de Cream Cheese São Vicente

2 unidades de pão ciabatta

Quanto baste de alface americana picada

2 unidades de tomate em rodelas

Modo de Preparo

Aqueça uma panela com o azeite, adicione os champignon e refogue em fogo baixo. Passe pelo processador os champignon refogados, a carne moída, as sementes de girassol, a aveia e a salsa. Faça hambúrgueres aproximadamente do tamanho do pão e grelha-los em azeite. Em uma metade do pão coloque um pouco da alface americana, o hambúrguer, o Cream Cheese São Vicente e o tomate.

 

Hambúrguer com Queijo Gruyère (do site M de Mulher)

captura-de-tela-2016-10-24-as-09-36-21

Ingredientes

Para a cebola caramelizada
1/4 de xícara de azeite
7 cebolas-roxas grandes em rodelas
1 colher de chá de sal grosso moído
1 colher de sopa de açúcar cristal

1/2 colher de chá de chilli seco picado
2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
Para o sanduíche
1 colher de chá de azeite de oliva
1 hambúrguer de 160 gramas
2 fatias grossas de Queijo Gruyère São Vicente
1 pão de hambúrguer tradicional
2 colheres de sopa de relish de pepino

Modo de preparo

Cebola Caramelizada: em uma frigideira, aqueça o azeite em fogo médio. Junte os demais ingredientes, mexendo, por cerca de uma hora. Reserve.
Prepare o sanduíche: em uma frigideira, aqueça o azeite e doure um dos lados do hambúrguer. Vire a carne, cubra com o queijo, abafe e mantenha no fogo até ficar ao ponto. Em outra frigideira ou no forno aquecido, doure o pão. recheie com a carne, o relish e 2 colheres de sopa da cebola caramelizada.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *