Category :

faca e queijo no post sobre como cortar queijos corretamenteVocê já está cansado de ouvir a expressão “ter a faca e o queijo na mão” para dizer que alguém tem todos os recursos para fazer algo acontecer. Mas, no mundo dos nossos queijos preferidos, nem sempre ter a faca e o queijo na mão é essa simplicidade toda que a expressão prega…

A explicação é simples: cada queijo tem um corte diferente – e, às vezes, uma faca diferente. Isso não significa que você estragaria um tipo de queijo ao cortar de forma “comum” ou usando um material “comum” também, mas o corte influencia muito não só na estética como, também, na potencialização do sabor em alguns casos. Com o corte correto, as fatias do queijo dispostas na mesa vão ter partes proporcionais de crosta e massa, o que tornaria cada pequeno pedacinho do queijo uma representação fiel de sua forma original.

Queijos como Camembert e Brie, por exemplo, são melhores representados na sua noite de queijos e vinhos quando são cortados em fatias triangulares, como em um bolo de aniversário. Já o Gorgonzola, o Gruyère e o Emmental ganham mais charme e aroma se cortados em triângulos grandes, ou “forma de cunha”, e podem ser divididos em fatias que vão afinando da crosta para o centro.

Em triângulos você também divide os queijos cilíndricos, como o provolone, que precisa ser cortado antes em fatias grossas para que todas as propriedades do produto estejam nos pequenos pedaços.

Se já sabemos cortar os queijos, vamos para as facas. Sim, existem facas especiais para cortar queijos! Mas se você não tem essas facas, que são específicas para cada categoria do queijo, é só escolher uma que tenha lâmina de fio liso, sem serrilhas.

O ideal é ter uma faca dessas para cortar cada um dos queijos – mas, novamente, se você não tiver, isso não vai comprometer sua noite de queijos e vinhos! Só se lembre de lavar bem a faca depois de cortar cada queijo, para que os pedaços e aromas não se confundam quando você servir a mesa.

Os acompanhamentos de vinho e cerveja você vê nesse e nesse post. Agora, sim, você tem a faca e o queijo na mão para fazer happy hours inesquecíveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *