Existem coisas que, simplesmente, nasceram pra ser. Principalmente na cozinha. Frango e requeijão, leite condensado e coco, presunto e Mussarela, queijo e goiabada… e por aí vai. Não adianta o que a gente fizer, nada no mundo supera essas combinações gastronômicas cujos ingredientes parecem ter sido inventados só para ficarem juntos. Certo?

Bom, eu não sei você, mas a gente aqui na São Vicente gosta mesmo de desafiar um pouco a lei das coisas. Culinária é alquimia e, por isso, pra gente, cabe qualquer tentativa de fazer ela ficar ainda melhor. Não que a gente queira tirar do trono combinações incríveis… mas por que não aumentar um pouquinho mais esse reinado, inovando na cozinha?

Nunca é tarde para tentar e, principalmente, se surpreender – ainda mais quando o assunto é queijo. Por isso hoje vamos te mostrar três clássicos deliciosos que foram reinventados e continuaram incríveis! Esqueça a coxinha de frango com requeijão, o brigadeiro de leite condensado com chocolate e o misto com presunto e queijo, só por hoje, e veja o que temos a te mostrar. Prometemos: se você abrir sua mente para essas novas receitas, seu corpo todo vai agradecer! 🙂

Coxinha de Galinha com Queijo Gorgonzola (do site GShow)

coxinha

Ingredientes

Massa

10 xícaras de chá de caldo do peito de frango (sem coar)

10 xícaras de chá de farinha de trigo bem cheia

1kg de batatas cozidas, passadas pelo espremedor (a batata deve estar bem firme)

Sal a gosto

2 tabletes de caldo de galinha

2 colheres de sopa de margarina, bem cheia

Recheio

2 peitos de frango grande (aproximadamente 1kg) desossado temperado de um dia para o outro com sal e pimenta

2 colheres de sopa de requeijão cremoso

2 cebolas grandes picadinhas

5 dentes de alho amassado e bem picados

Colorau a gosto

6 colheres de sopa de óleo

200g de Queijo Gorgonzola São Vicente em pedaços

Salsinha picadinha a gosto

Para Empanar

4 claras levemente batidas

3 xícaras de chá de farinha de rosca

1/4 de xícara de chá de amido de milho

Para Fritar

1 litro de óleo quente

Papel toalha

Modo de Preparo

Massa: em uma panela coloque o caldo do frango cozido, já temperado, 2 tabletes de caldo de galinha, a margarina e acerte com sal e a pimenta. Leve ao fogo até ferver. Em seguida, abaixe o fogo e coloque o trigo, e mexa bem até desgrudar do fundo da panela. Reserve. Cozinhe as batatas com sal, e depois esprema e misture-as ainda quente ao trigo cozido. Cubra a massa com um plástico até esfriar.

Recheio: coloque duas colheres de óleo na panela de pressão, junte os 5 dentes de alho amassados e picados, 1 cebola picadinha e o frango picado e deixe refogar com este tempero. Em seguida, coloque 2 litros de água, acerte o sal e cozinhe por pelo pelos menos 20 minutos.

Depois de cozido, desfie o frango. Numa panela, coloque o resto do óleo e 1 cebola bem picadinha e refogue um pouco até começar a dourar. Junte o frango desfiado o colorau, mexa bem e acerte o sal e a pimenta. Tire do fogo e acrescente o requeijão cremoso (para dar liga ao frango) e a salsinha. Mexa bem.

Montagem: abra a massa na mão e coloque o frango refogado com um pedaço generoso de queijo Gorgonzola São Vicente cortado em quadradinhos. Modele as coxinhas. Empane e frite em óleo quente. Por fim, seque em papel toalha.

Brigadeiro de Queijo (do site I Could Kill for Desert)

 brigadeiro-de-queijo-ickfd-2Ingredientes

1 lata de leite condensado

70g de chocolate branco

1 colher de sopa de manteiga sem sal

100g de Queijo Minas São Vicente curado ralado fino (e mais para passar o brigadeiro)

Modo de Preparo

Em uma panela coloque o leite condensado, o chocolate e a manteiga e cozinhe até perto de dar o ponto do brigadeiro. Junte o queijo e deixe derreter. Coloque em um prato e cubra com plástico filme em contato. Deixe esfriar. Faça bolinhas untando a mão com manteiga, passe no queijo e sirva.

Misto Quente de Cheesecake (do site Tastemade)

misto-quente-de-cheescake_squarethumbnail_pt

 

Ingredientes

300g de Cream Cheese São Vicente

1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro (e mais uma para polvilhar)

½ colher de chá de essência de baunilha

4 fatias de pão de sanduíche

300g de geleia de frutas vermelhas

50g de manteiga

Modo de Preparo

Em uma tigela, misture bem o Cream Cheese, uma colher de sopa de açúcar de confeiteiro e a baunilha. Passe o creme em uma fatia de pão e, sobre ele, disponha a geleia. Cubra com outra fatia de pão. Passe manteiga nas partes externas do pão e coloque na sanduicheira. Retire e polvilhe com açúcar.

Vai tentar essas receitas diferentes mas igualmente deliciosas? Mande pra gente a foto do resultado! Quem sabe a gente não publica sua obra de arte no Instagram da São Vicente? 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *