Blog

Dicas de culinária, gastronomia, saúde, eventos e combinações perfeitas para as suas receitas. Acompanhe nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades no mercado de queijos e afins. Por aqui também vão passar dicas de chefs, nutricionistas e outros especialistas.

18/12/2017   Sem categoria

Queijos e Vinhos para o Ano Novo

Se tem uma bebida que combina bem com uma tábua de queijos e as festas de final de ano, é o vinho, não é mesmo?

Separamos dicas que vão te ajudar a saber como harmonizar queijos e vinhos, e fazer bonito na virada do ano.

Queijos de mofo branco como o Brie São Vicente são excelentes para harmonizar com vinhos brancos de corpo médio e acidez intermediária, da casta tipo Chardonnay, ou com vinhos tintos de corpo leve e acidez leve, da casta tipo Pinot Noir.

Queijos azuis como o Gorgonzola São Vicente possuem sabor intenso e marcante, por isso o ideal é que sejam harmonizados com vinhos de sobremesa, do tipo Vinho do Porto.

Queijos semiduros como o Gouda São Vicente são excelentes para harmonizar com vinhos tintos de corpo leve, acidez leve e frutado, da casta tipo Montepulciano

Agora que os queijos e vinhos já foram escolhidos com ajuda dessas dicas, é hora de servir e também te ajudamos a saber o quanto servir e como. Confira!

Para saber a quantidade de garrafas de vinhos que devem ser compradas, utilize como cálculo a média de uma garrafa para cada duas pessoas em uma noite.

Além disso, sirva também água durante toda a noite e não esqueça de lembrar do apetite de seus convidados, na hora de calcular o vinho.

Como dissemos no post anterior, a quantidade ideal de queijo para cada pessoa é cerca de 200 a 250 gramas. É também interessante compor a mesa com outras delicias, como castanhas, frutas, azeitonas.

Os queijos devem ser servidos junto com o seu vinho de harmonização e antes de partir para a próxima, ofereça aos convidados algo para limpar o paladar, como pães e torradas.

Comece sempre pelos queijos mais suaves e depois passe para os mais intensos.

Essas são algumas dicas para deixar a virada do ano ainda mais gostosa para você e seus convidados. Se você tem alguma outra dica, compartilhe conosco.