Tem coisa mais refrescante do que tomar um bom sorvete em pleno calor do verão? É quase impossível achar um bom substituto para essa delicinha. Muita gente, no entanto, não sabe que o sorvete pode ser nutritivo, além de gostoso, e também não precisa ser trivial: chocolate e creme são bons, mas porque não experimentar outros sabores tão bons quanto?

E como o verão pede tanto sorvete quanto queijo, resolvemos juntar as duas coisas e mostrar receitas de sorvete de queijo super fáceis de fazer. Não, você não leu errado: sorvete de queijo meeeesmo, com queijo real no sorvete real. E o gostinho pode te surpreender, principalmente se você é dessas pessoas que torcem o nariz para novidades que pareçam estranhas.

Depois de testar as nossas receitinhas de sorvete de queijo, você vai é se perguntar como é que não pensou nisso antes…

Sorvete de Queijo Minas Frescal com Goiabada (do site Na Cozinha da Margot)

sorvete-de-queijo

Ingredientes

1 colher de chá de gelatina em pó incolor e sem sabor

6 colheres de sopa de glicose em pasta

1 xícara de chá de creme de leite fresco

½ xícara de chá de açúcar

300g de queijo Minas Frescal São Vicente picado

250g de goiabada cascão picada

Modo de Preparo

Bata no liquidificador o queijo com o creme de leite, a glicose e o açúcar. Acrescente a gelatina, dissolvida conforme as instruções da embalagem, e bata por mais um minuto. Transfira a mistura para a batedeira e bata por 5 minutos. Levar ao congelador por 12 horas. Depois de 4 horas, bata o creme a cada 30 minutos, repetindo o procedimento por 4 vezes. Sirva com a goiabada cremosa e enfeite com uma folhinha de hortelã.

Sorvete de Cream Cheese com Castanhas (do site GShow)

sorvete-de-queijo-com-castanha

Ingredientes

½ xícara de chá de açúcar

¼ xícara de chá de castanha-do-Pará picada

½ colher de sopa de leite em pó

450g de Cream Cheese São Vicente

1 xícara de chá de creme de leite fresco

½ xícara de chá de açúcar

Modo de Preparo

Coloque numa panela ½ xícara de chá de açúcar e leve ao fogo médio até derreter. Retire do fogo, adicione ¼ xícara de chá de castanha-do-Pará picada e misture bem. Despeje a mistura numa superfície de mármore untada com bastante manteiga, espalhe com uma colher de pau e deixe esfriar até ficar um caramelo duro.

(Dica: despeje este caramelo quente no fundo de uma panela untada com manteiga e bem gelada. O caramelo vai se desprender facilmente.)

Com uma espátula retire o caramelo duro do mármore, coloque em um saco plástico e, com o auxílio de um martelo, bata no saquinho quebrando o caramelo em pedacinhos. Adicione (dentro do saco plástico) ½ colher de sopa de leite em pó, sacuda o saco misturando bem. Reserve.

Numa batedeira coloque 450g de Cream Cheese, 1 xícara de chá de creme de leite fresco e ½ xícara de chá de açúcar e bata bem até formar um creme espesso (+/- 2 minutos). Desligue a batedeira, adicione os pedacinhos de caramelo e misture com uma colher.

Transfira o creme para copinhos de café, coloque um palito de picolé no centro de cada copinho e leve ao freezer por cerca de 2 horas. Retire do freezer, desenforme e sirva em seguida.

 

Pera com Sorvete de Gorgonzola (do site Casa e Jardim)

sorvete-de-queijo-gorgonzola

Ingredientes

3 peras

Água
100g açúcar
½ fava de baunilha
Suco de ½ limão

Extra: 2 colheres sopa de creme de confeiteiro

Modo de preparo

Descasque as peras cuidadosamente para não machucá-las. Coloque-as em uma panela com água (até cobri-las), suco de limão e a baunilha. Deixe em fogo baixo e cozinhe até ficarem macias, porém inteiras. Guarde as peras em recipiente limpo e seco na geladeira.

Sorvete de Gorgonzola

500g leite
250g creme de leite
250g de queijo Gorgonzola São Vicente
12 gemas
300g de açúcar

Modo de preparo

Faça um creme inglês (batendo as gemas com o açúcar e o leite, no fogo), adicione o creme de leite e depois adicione o queijo picado em cubos. Deixe esfriar e coloque para bater bastante, formando a massa, e então leve ao freezer para gelar.

Montagem do prato: em um prato fundo, sobre um sous-plat, coloque duas colheres de sopa de creme confeiteiro, disponha a pera quente e o sorvete de Gorgonzola. Decore com hortelã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *