Category :

Gouda_Prato Esferico01Quem já visitou os canais de Amsterdam sabe que, em grande parte de sua extensão, um dos comércios mais fáceis de se encontrar é o de queijo. Afinal, são da Holanda especialidades como o Gouda – cuja produção importamos com muito carinho para Minas Gerais. Mas esses dois são apenas “a nata” (com o perdão do trocadilho) das dezenas de tipos de queijo que são produzidas no mais famoso dos Países Baixos.

Para se ter uma ideia, um dos apelidos dados aos holandeses por toda a Europa é “cabeças de queijo”. Isso é um reflexo do alto consumo da iguaria dentro do país, mas principalmente pelo fato de que, por lá, se fabrica queijo muito antes de existir a própria Holanda, assim como nós a conhecemos. Escavações arqueológicas dão conta de que a Holanda produz queijos a milhares de anos – e registros históricos mostram que muitos “famosos” se renderam às delícias da iguaria nos Países Baixos. Esse é o exemplo do militar Júlio César, que viveu 100 anos a.C., e deixou testado e aprovado seu momento com a produção de queijo dos Países Baixos.

Se antes a iguaria era feita apenas para consumo pessoal, na Idade Média a exportação dos queijos holandeses começou – e, como podemos ver, ganhou o mundo por séculos e séculos. Desde essa época a Holanda é conhecida como a “terra do queijo”, o que faz impossível um turista ir a qualquer cidade do país e não degustar nenhum tipo da iguaria por lá. Os queijos holandeses parecem ser mais macios do que o convencional, o que garante uma experiência fabulosa de consumo, e com certeza provoca alguns turistas a levar alguns quilos de queijo de volta para casa.

Se você ainda não tem planos de conhecer a Holanda a curto prazo, não perca tempo achando que é só lá que os queijos holandeses são maravilhosos. Como já te contamos, somos fãs desse fabricante europeu desde que nascemos, e aprendemos com excelência a fazer pelo menos uma das tantas opções que a Holanda tem a oferecer: Gouda.

Com eles, acompanhado de um bom vinho, sua casa pode se transformar em uma casa tradicional holandesa em poucos minutos. Para completar, é só ter a alegria que os holandeses têm ao aproveitar a vida com pedacinhos deliciosos de bons momentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *