Basta dar uma olhadinha nas redes sociais pra ver que 2016 foi um ano pesado pra muita gente. E este é só mais um motivo nobre para que você faça surpresinhas na noite de Natal e Ano Novo, e não só em forma de presentes materiais: culinários também. Afinal, nada representa mais “conforto” do que uma comidinha gostosa, né?

Já falamos aqui sobre pratos principais para a ceia de Natal que fujam do óbvio, mas agora vamos além: queremos te mostrar opções de aperitivos para a noite feliz, para que ela fique ainda mais animada – e todo mundo se sinta confortável em deixar as calorias tomarem conta, pelo menos uma vez no ano! As receitas que você confere abaixo são pedida certa para os amantes de queijo e vão garantir que seus convidados já pensem em 2017 com mais carinho, a partir desses pratos.

Depois conta pra gente se eles fizeram sucesso aí na sua casa!

Terrine de Gorgonzola com Nozes e Damasco (do site Cozinhando para 2 ou 1)

terrine-de-gorgonzola

Ingredientes

150g de queijo Gorgonzola São Vicente
150g de Cream Cheese São Vicente
1/4 xícara de nozes picadas
1/4 xícara de damascos secos picados

Modo de Preparo

Em um prato, amasse com um garfo o Gorgonzola, deixando pedaços não muito pequenos nem muito grandes. Em outro prato ou tigela, misture ao Cream Cheese as nozes e o damasco. Forre um refratário pequeno (+/- 350ml.) com um pedaço grande de plástico filme e comece a montagem com 1/3 do Gorgonzola. Por cima intercale uma camada com metade do Cream Cheese, outra camada do Gorgonzola e mais uma com o restante do Cream Cheese.

Finalize com a terceira parte do Gorgonzola e embrulhe a terrine com as bordas do plástico filme. Com cuidado, pressione levemente para firmar. Leve a terrine à geladeira por pelo menos 8 horas para firmar. Depois, desenforme sobre um prato e enfeite com mais um pouquinho de nozes e de damasco.

Sirva em seguida com torradinhas, pães ou grissinis. Esta quantidade serve entre duas e quatro pessoas como antepasto ou petisco.

Pastelzinho Assado de Brie com Geleia de Pimenta (do site Andrea Quitutes)

pastel-de-brie

Ingredientes

Massa
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de manteiga gelada
3 colheres (sopa) de creme de leite
1 ovo pequeno
1/2 colher (café) de sal marinho
1 gema para pincelar

Recheio
200g de queijo Brie São Vicente cortado em cubinhos
Geleia de pimenta  a gosto

Modo de preparo

Em uma tigela, coloque a manteiga, o creme de leite, o ovo, e o sal; misture e acrescente a farinha de trigo aos poucos até soltar das mãos. Se precisar, acrescente mais farinha de trigo. Faça uma bola e embrulhe num filme plástico e leve à geladeira por meia hora. Abra a massa em uma superfície enfarinhada com auxílio de um rolo (não deixe muito fina), corte com um cortador pequeno de pastel ou com um copo americano pequeno.

Coloque um cubinho de queijo Brie e um pouquinho de geleia de pimenta, aperte bem as bordas para não abrir, arrume em uma assadeira grande e pincele com a gema. Leve-os para assar em forno preaquecido 200°C, por 25 a 30 minutos, ou até dourarem levemente. Sirva com geleia de pimenta a gosto!
Rendimento: 30 pastéis

Pão de Alho com Queijo (do site Com Sabor Perfeito)

pa%cc%83o-de-alho-com-queijo

Ingredientes

1 pão de semolina ou baguete

200g de Mussarela São Vicente fatiada

3 dentes de alho

1 ovo

5 gotas de limão

Sal a gosto

Salsinha e Orégano a gosto

Óleo de soja o quanto baste

Modo de Preparo

Pegue a peça de pão e parta no meio na horizontal como se fosse fazer uma sanduiche. Coloque em uma forma e reserve.

Comece a preparar o creme de alho. Bata no liquidificador os dentes de alho e o ovo, deixe misturar bem, em seguida adicione as gotas de limão, o sal e, aos poucos, coloque o óleo e continue batendo. Adicione o óleo e vai batendo até adquirir a consistência de um creme parecido com maionese. Acrescente a salsinha e orégano e misture bem com uma colher. Monte o pão colocando um pouco de creme, depois uma camada de queijo Mussarela e, por cima, finalize com o creme de alho. Se quiser, inclua queijo ralado.

Leve ao forno a 180° até derreter bem o queijo e chegar a gratinar. Retire e corte o pão em tiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *