Category :

Queijos vinhos e frutas

Dezembro é, provavelmente, o mês com mais frutas na mesa de almoço e jantar dos brasileiros. Afinal, enquanto no hemisfério norte do planeta as pessoas passam a neve e pratos quentes (no sentido literal da palavra), por aqui temos que honrar clima tropical do hemisfério sul com opções refrescantes e leves. Isso porque, no fundo, queremos nos empanturrar de comidinhas no fim de ano, mas sem o ônus de precisar de um sal de frutas depois. Só queremos as frutas, mesmo… 😉 E não tem segredo: uma das melhores harmonizações da época são frutas e queijos.

Frutas estão em abundância no nosso verão, com diversas opções consideradas próprias da estação, dando muita praticidade na escolha e uma boa ajuda no bolso, já que as chamadas “frutas de época” são mais baratas. Aí é só caprichar na escolha dos queijos e montar uma mesa leve, saudável, nutritiva e deliciosa. Achou que era impossível ter tudo isso em uma coisa só? Bem… pode chamar essa combinação maravilhosa de milagre de Natal!

E quem ensina pra gente a fazer as melhores combinações é o site Desafios Gastronômicos. Como o próprio nome diz, é um desafio, mas muito possível. Segundo o site, a dica é tentar harmonizar as frutas com queijos macios e de sabor marcante. Deixe para um segundo momento os muito defumados ou salgados, porque senão eles vão “roubar” a cena – e a ideia é deixar a fruta ser o fiel da balança, com sua acidez ou doçura, nessa equação. Algumas combinações boas são morango com Brie, kiwi com Gruyère, damasco seco com Cream Cheese e pêssego em calda com Emmental.

Veja uma sugestão completa de mesa harmonizada do site Desafios Gastronômicos:

Petiscos de Frutas e Queijos (para 4 a 6 pessoas)

100g de cerejas em calda (sem cabo e sem caroço)

150g de queijo Gouda São Vicente

100g de uvas thompson (sem sementes)

150g de queijo Brie São Vicente

100g de damascos secos cortados ao meio

150g de queijo Camembert São Vicente

Palitinhos coloridos de plástico

Uma tábua para servir

Corte o Gouda em quadradinhos (de 15 a 20 pedaços). Monte os espetinhos colocando primeiro a cereja e depois o queijo. Faça o mesmo com o Brie e as uvas e com o Camembert e os damascos. Arrume os espetinhos em uma tábua de madeira e sirva.

E para acompanhar, vinho ou espumante?

Cada queijo vai pedir seu companheiro fiel, e você pode conferir a melhor harmonização nas nossas descrições de queijo. Aí, se mudar algum tipo da tábua, pode fazer com que a bebida também siga harmonizando com seus espetinhos de queijos e frutas!

print site são vicente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *