Category :

Brie18

Existem várias formas de se apreciar o queijo Brie, pois ele é um dos queijos finos que mais se adapta a diversos tipos de receita. Há quem goste de sua textura bem molinha, quando derretido em algum prato, e tem também quem não consegue nem esperar na cozinha: já vai abrindo a embalagem do queijo e comento “in natura”, mesmo. De qualquer forma, uma coisa ninguém pode negar… o Brie é realmente maravilhoso!

Tão maravilhoso que, na França, onde tem sua origem (na cidade de mesmo nome), o queijo Brie era tão apreciado pela nobreza que servia como moeda. Sim, há centenas de anos, muito antes do euro, os tributos eram pagos aos reis através de peças de Brie. Uma das muitas lendas sobre isso reza que o Imperador Carlos Magno (Séc. VII-IX) provou o queijo e o declarou seu prato preferido. Após provar e se apaixonar, o Brie nunca mais faltou em sua mesa. E é por histórias assim que, em 1814, durante o Congresso de Viena, o Brie foi consagrado o “Rei dos Queijos”.

Nossa sorte é que não só a alta nobreza francesa teve a chance de degustar essa iguaria maravilhosa: com o passar do tempo, ele ganhou as mesas de todo mundo. Hoje, o queijo feito com leite de vaca e crosta formada pelo fungo Penicilliumcandida, é o ingrediente nobre das nossas receitas do dia a dia. Seus preços nas gôndolas não valem como tributos de reis, como no passado, mas é comum ouvir dizer que as receitas com Brie são “chiques e sofisticadas”. E são, mesmo! Afinal, um rei, como ele, nunca perde a majestade…

Quer consumir esse queijo delicioso da melhor forma possível? Anota aí a nossa dica: antes de utilizar em receitas ou degustá-lo, retire de geladeira 30 minutos antes do consumo. Simples, não? Mas só essa dica já garante a potencialização do seu sabor e aroma – coisas de suma importância para quem realmente ama um bom queijo. Para acompanhar, vinho tinto Cabernet Sauvignon ou vinho branco Chardonnay, além de cervejas Pilsen, Weizenbier e Kölsch. Na mesa, o Brie – que já vai muito bem com tudo – fica espetacular quando casado a frutas como pera e maçã, além de amêndoas, nozes e geleias. Quer surpreender de vez seu paladar? Aposte no Brie com damasco. Essa dupla é infalível, seja em um jantar íntimo com amigos e família ou em uma grandiosa festa de casamento.

Uma coisa é certa: não importa onde esteja, e não importa que ano seja, o Brie ainda é o rei dos queijos – e, pra nós que estamos tão pertinho dele, sempre continuará sendo! <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *