Category :

blogOs dias têm voado, o tempo tem se tornado cada vez mais valioso… logo, ir ao supermercado, fazer a compra do mês ou renovar os ingredientes na geladeira tem se tornado um verdadeiro desafio. Se, por um lado, otimizar o tempo fazendo uma compra mensal pode ser bem positivo, por outro corre-se o risco de exagerar nas quantidades e acabar perdendo alguns produtos para a data de validade. O queijo é um dos que podem sofrer do mal do “estoque mal planejado”, por exemplo.

Os queijos são derivados de leite e, para manter suas características de sabor e qualidade, é preciso observar a data de validade – seja do queijo em sua embalagem original ou a data do corte do pedaço no ponto de venda – e ainda atentar-se para a temperatura ideal de conservação. Os queijos têm proteínas e este é um ótimo meio de proliferação de bactérias. Portanto é essencial verificar o cheiro, a cor e a consistência antes de comprar ou consumir. Geralmente, eles não duram nem uma semana após a validade.

Algumas pessoas insistem em querer tirar aquela parte amarelada para não desperdiçar a peça, porém isto não dará certo e os riscos vão muito além de uma simples indigestão.

Para evitar chegar ao extremo de perder o produto, seguem algumas dicas para auxiliá-lo na conservação:

1- Não coloque queijos diferentes em um mesmo recipiente: os sabores se misturam e a conservação fica comprometida.

2 – Limpe sempre a faca entre o corte de tipos diferentes de queijo.

3- Preferencialmente, mantenha os queijos na gaveta de legumes da geladeira, exceto os queijos frescos.

4 – Siga as orientações do fabricante para as peças armazenadas ainda na embalagem original.

5 – Evite congelamentos: esse processo cristaliza a água presente no queijo alterando sua textura, que fica mais quebradiça, além de paralisar a maturação, o que impossibilita o queijo de desenvolver sabor e aroma.

Cada tipo de queijo tem suas especialidades, porém todos devem ser devidamente embalados e guardados, e se possível deixe para comprá-lo por último no supermercado. Dessa forma é possível conservá-lo por mais tempo dentro das condições de refrigeração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *