Como você já viu no nosso Facebook, Novembro é um mês de testes aqui na São Vicente: estamos misturando queijo com tudo pra ver o que é que dá liga e o que é melhor deixar pra lá. A boa notícia é que, quando se trata de queijo, quase tudo dá liga. Não é difícil combinar a iguaria com ingredientes até meio ousados, porque na maioria das vezes o resultado é bem bom.

E, hoje, separamos três receitas com queijo para que você perca seu medo de tentar mais, seja com acompanhamentos mais selecionados ou até com aquelas sobras que estão há dias na geladeira! O importante é usar e abusar da criatividade para conseguir pratos saborosos daqui pra frente. Hoje vamos juntar legumes com Queijo de Coalho, Ricota com pimenta e Gruyère com alho. Duvida? Dá uma olhadinha aqui:

Risoto de Legumes, Bacon e Queijo de Coalho (do Mosaico de Receitas)

risoto-de-legumes

 

Ingredientes

1 xícara de arroz arbóreo
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
1/2 xícara de vinho branco
150g de bacon picado
Legumes variados (cerca de 1/2 xícara de: alho poró, abobrinha, abóbora, brócolis, ervilha fresca e azeitonas)
1/2 litro de caldo de legumes quente
2 colheres de sopa de manteiga gelada
4 colheres de sopa de Queijo de Coalho São Vicente ralado
Sal, pimenta do reino e azeite a gosto

Modo de Preparo

Frite o bacon em um fio de azeite por alguns minutos e reserve. Na mesma panela, refogue o alho e a cebola. Junte o arroz e mantenha fritando por uns 3 minutos, mexendo ocasionalmente para não queimar. Acrescente o vinho branco e deixe o líquido evaporar. Vá acrescentando uma concha de cada vez do caldo de legumes, sempre esperando a anterior secar para acrescentar a outra. Quando estiver na terceira concha, junte os legumes picados. Assim que o arroz atingir a textura desejada (cozido mas ainda al dente) desligue o fogo. Junte o bacon, a manteiga, o Queijo de Coalho e mexa até misturar bem. Tempere com uma pitada de pimenta do reino moída e sal, se necessário. Sirva imediatamente.

Ricota Temperada (do blog Cozinha Luisa!)

ricota-temperada

 

Ingredientes

1 pacote de Ricota São Vicente

1 pequeno maço de salsinha fresca picada (ou cebolinha)

6 colheres de sopa de óleo de oliva
1/2 pimenta vermelha sem semente e picada
Orégano a gosto
Sal marinho a gosto
Pimenta do reino moída na hora a gosto
Vinagre de maçã a gosto

Modo de preparo

Em um pote médio (lembre-se de utilizar um pote que tenha tampa para você poder guardar a Ricota que sobrar na geladeira) misture todos os ingredientes com a mão de forma a ficar tudo bem uniforme. O segredo nessa receita é você ir acrescentando os temperos como sal, pimenta do reino e vinagre, gradativamente, sempre experimentando para ver se está salgado o suficiente, ou se estão muito apimentado, ou se o gosto do vinagre não está aparecendo.

Linguine Crocante de Alho com queijo Gruyère (do site Tudo Lindo na Cozinha)

captura-de-tela-2016-11-14-as-09-22-25

 Ingredientes

250g  de linguine

1/2 xícara de chá de azeite de oliva

Raspas de limão siciliano + suco desse limão

1/2 xícara de chá de farinha de rosca (o ideal é fazer do pão dormido)

2 dentes de alho amassados ou picados finamente

1 colher de sopa de pimenta calabresa

1 colher de sopa de orégano

50g de queijo Gruyère São Vicente cortado em cubinhos

Salsa picadinha a gosto

Modo de Preparo

Como toda receita de massa, inicie colocando 2,5 litros de água para ferver (para cada 100g de massa se coloca 1 litro de água). Depois que levantar fervura, adicione 1 colher de chá bem cheia de sal. Adicione a massa à água, mexa um pouco de vez pelo tempo sugerido no pacotinho da massa para um resultado al dente. Escorra o macarrão, guarde uma xícara da água do cozimento e use a mesma panela para fazer o molho.

Aqueça metade do azeite na panela, junte a raspa do limão siciliano, doure o alho picadinho e por último acrescente a farinha de rosca. Deixe tudo num tom douradinho, pra ficar bem crocante. Reserve.

Na mesma panela, coloque o restante do azeite e a mesma quantidade do suco de limão, junto com a massa. Espere secar um pouco, coloque a pimenta e o orégano e um pouco daquela água do cozimento (meia xícara, +-). Acrescente o queijo Gruyère, espere derreter um pouco e por último acrescente a farinha de rosca tostadinha e temperada.

Sirva e salpique com um pouquinho de salsa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *