Category :

queijo de verao

As chuvas de verão já chegaram para boa parte do país, mas isso não significa que os dias estejam menos quentes. Pelo contrário: às vezes o cair da água dá um frescor para, depois, trazer aquela sensação de que estamos em lugar abafado. Isso sem contar os dias em que a chuva se esquece mesmo de cair – e o sol parece castigar quem vive ao sul do Equador. O que fazer para melhorar a situação nesses dias?

Os nutricionistas são categóricos ao afirmar que as refeições podem deixar os dias de verão mais agradáveis, inclusive os mais quentes. Isso porque quanto mais leve e nutritiva for uma refeição, melhor o corpo irá se adaptar a temperaturas mais adversas. É aquela história: no calor de 30 graus você pode comer uma lasanha no almoço, mas vai se sentir muito melhor se preferir uma comida mais leve, como uma saladinha com carne. A feijoada é a cara do verão, mas pode ser uma opção mais interessante para os dias em que o verão não está tão rigoroso…

Quem gosta de queijo não precisa se desesperar: ele também cabe na dieta perfeita para os dias quentes. Um Fondue, claro, fica para o meio do ano, mas existem outras dezenas de opções para matar a vontade e ficar leve o dia todo, como Ricota e Creme de Ricota, queijo Minas e Minas Frescal, Cream Cheese e até Mussarela. O segredo é saber dosar a quantidade de queijo e, sempre que possível, diminuir o nível de massas, principalmente as com farinha branca, que causam uma sensação de empanzinamento.

Queijo nas saladas

Existem milhares de formas de incrementar a saladinha nossa de cada dia com queijos. Os mais cotados para essa função de dar um sabor a mais ao prato frio são a Mussarela, o queijo de Coalho e a Ricota Fresca. Embutidos também podem fazer parte da mistura, desde que estejam em menor quantidade. Isso significa que um presunto ou bacon podem até aparecer no meio do alface e do tomate seco, mas sem exageros!

Queijos em sanduíches leves

Todo bom sanduíche leva queijo em sua composição. Ele pode dar o ar da graça no verão através do Cream Cheese ou do Creme de Ricota, perfeitos para a maioria das receitas de sanduba. O melhor é que essa é uma refeição para qualquer hora: um sanduíche leve e gostoso pode ser servido no café da manhã, no almoço, no lanche da tarde e até no jantar. Veja com seu nutricionista a possibilidade de trocar uma refeição mais pesada por um sanduíche nos dias mais quentes. Com certeza ele será receitado com algum queijo São Vicente, principalmente se estivermos falando de Cream Cheese 0% Lac e Creme de Ricota Light. 😉

Lanches com Ricota e Minas Frescal

Já a Ricota Fresca e o queijo Minas Frescal também são parceiros indiscutíveis para os dias mais quentes do ano. Eles podem fazer parte das saladas, dos sanduíches, das tapiocas, das pizzas (inclusive as fitness), dos pratos frios, dos pratos quentes… com esses dois, é opção que não acaba mais. E eles já têm a composição mais leve que os outros queijos, o que faz com que seu uso não só seja refrescante como, também, altamente nutritivo.

E você, o que sugere pra gente de consumo de queijo nos dias quentes de verão? Deixe sua receita nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *