fondue de queijo

O inverno começou oficialmente no dia 21 de junho – e com ele, esperamos, também começa a temporada nacional de fondues. Nada melhor, no friozinho, do que chamar os amigos para degustar cremes de queijo, molhos para carnes, frutas com chocolate… tudo quentinho e delicioso. Mas a questão é: se sobrar, o que fazer?

Você já deve ter ouvido da sua avó que desperdiçar comida “é pecado”, ou algo parecido, e a gente concorda: não tem nada a ver fazer pra sobrar e depois, simplesmente, jogar fora. Pra quem tem medo de fazer fondue insuficiente, mesmo com o histórico de que sempre acaba sobrando, separamos algumas dicas de como utilizar as massas do dia anterior em comidinhas deliciosas do dia seguinte. A regra é a mesma de qualquer outra comida que fica na geladeira: tem que comer antes que fique velho. A pressa, no entanto, não é inimiga da perfeição nesse caso: comer fondue duas vezes seguidas, no frio que esse inverno está nos prometendo, não é nenhum esforço, exagero ou redundância.

Veja nossas dicas:

  • Tem torrada – ou pão velho? Coloque fondue de queijo e de chocolate nas torradas. Se o pão estiver velho, basta cortá-lo em rodelas, passar uma manteiguinha nas duas faces da rodela e levar ao forno médio por 15 minutos.
  • O fondue de queijo também pode ser colocado no sanduíche, no lugar do Cheddar, por exemplo. No nosso último Menu de Feriado sugerimos um sanduíche de fondue, mas você pode simplesmente pular a parte de ter que fazer o fondue e usar o que você já tem. 🙂
  • Dá pra colocar o fondue de queijo também no topo da lasanha! Assim, quando gratinar, ela terá um sabor bem diferente – e especial.

O site Decora Casas tem uma receita muito bacana de Estrogonofe de Fondue:

Ingredientes:

Sobras de carne picada para fondue (cerca de 500g)

Sobras de peito de frango picado para fondue (cerca de 300g)

Restante do Fondue de Queijo São Vicente 

1 lata de tomate pelado

1 colher de sopa de extrato de tomate

1 lata de creme de leite

Salsinha à gosto

Modo de Preparo:

Em uma panela, refogue a carne e o frango, acertando o sal, se necessário. Quando as carnes estiverem ao ponto, adicione os tomates pelados batidos no liquidificador e deixe apurar.  Coloque o restante do Fondue de Queijo São Vicente na mistura e mexa até derreter bem. Coloque o extrato de tomate. Quando estiver tudo bem apurado, desligue o fogo e adicione o creme de leite e a salsinha picada, mexendo bem. Sirva com arroz e batatinhas (quem optou por servir batatinhas com o fondue de queijo também pode aproveitar a sobra).

E como nunca é demais lembrar, a São Vicente tem fondues deliciosos para te fazer companhia nesse inverno, nos sabores Tradicional, Gruyère, Gorgonzola e Chocolate.

Se tiver boas ideias sobre como transformar as sobras de fondue em pratões, deixe nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *