Category :

1

Vivemos dizendo aqui que o Camembleu é um dos primos do Camembert, por todas as características que eles têm em comum. No entanto, o Camembleu se difere da família “Camem” por ser um queijo tipo Bleu de Bresse. E é aí que a história desse protagonista de receitas fica ainda mais interessante.

O queijo tipo Bleu de Bresse nada mais é do que um queijo pertencente a família de queijos azuis, ou blue cheese, feito na região de Bresse, na França, com origem datada da Segunda Guerra Mundial. Especula-se que sua origem tenha sido em 1951, pelas mãos dos mestres queijeiros de uma cooperativa agrícola da comunidade de Servoz, como resposta aos queijos italianos, que estavam ficando cada vez mais populares naquela época. Na época, seu pacotinho redondo foi uma grande inovação no mercado de queijos, que jamais tinha visto antes esse tipo de embalagem.

Camembleu é um nome criado pelo Laticínios São Vicente para o queijo tipo Bleu de Besse que produz. Feito inteiramente de leite bovino, é redondinho, e se apresenta em dois tamanhos: de 125g e um quilo, aproximadamente.

É característico de alguns queijos azuis ter lasquinhas de mofo azul, graças às bactérias Penicillium roqueforti, que são introduzidas nele durante seu processo de maturação. E após a salga é virado, drenado e coberto com outra bactéria pulverizada, a Penicillium Candidum, que vai formar sua crosta branquinha. Por isso, podemos falar que é um queijo híbrido, com crosta branquinha e firme, tipo o Brie, e interior cremoso e com “veias” esverdeadas, tipo o Gorgonzola.

Para degustar, retire o queijo da geladeira trinta minutinhos antes de servir: isso vai fazer com que o sabor e a textura do queijo tipo Bleu de Bresse, o nosso Camembleu, fiquem ainda mais apurados. Corte em fatias finas, da borda para o centro, para garantir um equilíbrio entre crosta e massa, e harmonize com vinhos brancos e tintos de colheita tardia. Mel e nozes também caem como uma luva para os Bleu de Bresse – principalmente quando o assunto é o próprio Camembleu.

Então, da próxima vez que você consumir Camembleu, pode ter certeza absoluta de que está no topo da finesse com um típico queijo da família Bleu de Bresse, francês até a última fatia, e pau pra toda obra. Afinal, o que não falta por aí são receitinhas maravilhosas onde este queijo azul é o personagem principal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *