Category :

Tábua-de-Queijos

Não há nada mais prazeroso que receber os amigos em casa. Preparar o ambiente, escolher os pratos, selecionar os ingredientes, cada passo é decidido minuciosamente. O queijo é um dos ingredientes que normalmente não falta. Seja como aperitivo, acompanhamento ou composição do prato principal, esta iguaria não pode faltar; afinal, mais democrático impossível.

O queijo é tão completo que mesmo aos intolerantes à lactose já existem opções para não ficar na vontade. E, como o anfitrião quer agradar seus convidados, nada mais justo que pensar nesses detalhes. Se esta parte já está resolvida, é hora de pensar na apresentação dos pratos. Se a ideia é fazer uma tábua só de queijos, você precisa conferir essas dicas:

– Escolha queijos de sabores e texturas diferentes, varie no formato e tamanhos para diferenciá-los na tábua.

– Pães, frutas e patês são excelentes opções para acompanhar a tábua.

– Ao montar a tábua coloque de preferência os queijos mais moles no centro.

– Corte o queijo enquanto estiver frio, mas retire da geladeira uma hora antes de servir, assim o sabor fica mais acentuado.

– Salame, presunto cru e complementos como azeitonas e tomate seco pode contribuir para compor melhor a mesa.

Tábua pronta, é hora de escolher a bebida ideal. Provavelmente o vinho lhe veio instantaneamente à cabeça – mas não se esqueça de que quem gosta de uma boa cervejinha também adora um petisco, e isso significa que os queijos podem, sim, ser servido com a cerveja.

Aliás, a carbonatação da cerveja ativa e estimula as papilas gustativas da língua, acentuando os sabores dos queijos. Há uma harmonia nesses dois alimentos de forma que a cerveja nutre o processo de degustação do queijo na boca, ampliando seu sabor.

As cervejas mais leves são ótimas quando acompanhadas por queijos frescos e suaves. Já aquelas maltadas caem bem com queijos maturados, e as opções mais amargas você pode combinar com queijos mais salgados e azedos. Já as cervejas fortes e com maior residual de açúcar com queijos azuis.

E aí, que tal fazer aquela tábua de queijos e saborear uma cervejinha? Ah, vale um bom vinho também! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *