Explicamos pra você a origem do Camembert e acabamos ficando com a maior vontade de testar novas receitas com esse queijo maravilhoso! Demos uma olhadinha no site Petit Chef, que tem um montão de delícias para testar, e escolhemos três opções super fáceis para você também tentar aí na sua casa.

Quem anima o desafio? 😉

Tarte de Queijo Camembert e Maçã

camembert - tarte com maçã

Ingredientes

1 massa folhada
1 queijo Camembert São Vicente

3 maçãs

50g de nozes
1 colher de sopa de mostarda
Sal

Pimenta

Manteiga

Material

Tarteira de ir ao forno

Modo de Preparo

Coloque a massa folhada dentro de uma forma de tarte e fazer furos com um garfo. Espalhar mostarda por cima. Corte as maçãs em cubos e refogue-os em manteiga por 15 minutos mais ou menos. Quando começarem a derreter em compota, retire do fogo. Coloque as maçãs sobre a mostarda e polvilhe de nozes trituradas. Corte o queijo em fatias e diponha sobre as maçãs. Leve ao forno por 25 minutos a 180°C.

Penne com Camembert Assado

camembert - penne com queijo assado

Ingredientes

1/2 pacote de macarrão tipo Penne

5 galhos de tomilho
250g de queijo Camembert São Vicente 
2 dentes de alho picadinhos
Alecrim
Sal e pimenta a gosto
Azeite

Modo de Preparo

Coloque a água do macarrão para ferver com uma pitada de sal e os ramos de tomilho. Acenda o forno a 180 graus. Faça um corte circular na casca do Camembert e descarte. Adicione o alho picadinho sobre buraco do queijo. Regue o queijo com azeite e coloque folhinhas de alecrim por cima. Leve o queijo ao forno por 25 minutos.

Quando faltar 10 minutos para o queijo ficar pronto, cozinhe o macarrão na água fervente, no tempo indicado pela embalagem. Assim que estiver cozido, escorra a massa e reserve. Ao servir, disponha uma quantidade de macarrão no prato, regue com um pouco de azeite e ponha parmesão ralado por cima. Tempere com sal e pimenta. Tire o queijo do forno e espalhe um pouco em cima da massa já para servir.

Risoto de Framboesa com Camembert

camembert - risoto de framboesa

Ingredientes

1 xícara de chá de arroz arbóreo ou carnarolli

1 1/2 colher de sopa de manteiga

3 colheres de sopa de cebola picadinha

1/2 xícara de vinho branco seco

Estigmas de açafrão a gosto
3 xícaras de chá de caldo de legumes

1/2 xícara de chá de framboesas frescas

Queijo grana padano a gosto
Queijo Camembert São Vicente a gosto

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Salsinha para decorar

Modo de Preparo

Leve o caldo de legumes ao fogo baixo e deixe ao lado sempre aquecido. Em uma panela, derreta 1 colher de sopa de manteiga juntamente e junte a cebola e deixe refogar por alguns instantes até que fiquem translúcidas. Adicione o arroz e refogue por mais alguns minutos, acrescente o vinho branco e o açafrão e não pare de mexer até que o vinho evapore. Vá adicionando uma concha de caldo por vez, mexendo sempre, lembre-se que você só deverá adicionar a seguinte concha de caldo após a anterior ter secado. Tempere com sal e pimenta. Prove o risoto. Quando os grãos estiverem “al dente”, já é hora de desligar o fogo. Adicione o queijo grana padano ralado, a framboesa, o Camembert e o restante da manteiga. Deixe descansar por 1 ou 2 minutos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *