Uma das maiores delícias do inverno também é um de seus grandes problemas para boa parte da população: a gente parece nunca se cansar… de comer. Quanto mais as temperaturas abaixam, mais “beliscamos”, ou aumentamos as porções no prato. Pra quem não tem problemas com a saúde – ou com a balança –, essa época do ano é de sonhos; mas vamos combinar que nem sempre dá para transformar a “dieta à base de fondue” em realidade. Por isso, separamos três receitas para você começar a dar ao seu inverno uma cara mais light, sem abrir mão do sabor e das delícias do queijo – que nos formatos Cream Cheese, Minas Frescal e Ricota faz parte de muitas dietas por aí.
Confira:

Sanduíche de Forno com Minas Frescal (do site CyberCook)

sanduíche de forno com queijo minas frescal

Ingredientes

1 pote de maionese a base de leite
1 colher de sopa de azeite
1/2 maço de espinafre picado
200g de queijo Minas Frescal São Vicente ralado grosso
1 xícara de chá de leite
Quanto baste de orégano

Cobertura:

50g de queijo ralado light
12 fatias de pão de forma sem casca

Como fazer

Em uma panela média aqueça o azeite e refogue o espinafre até secar todo o liquido. Retire do fogo e deixe esfriar. Reserve 4 colheres de sopa de maionese para a cobertura. Divida o restante em 2 partes. Passe uma parte da maionese para uma tigela e acrescente o espinafre refogado. Misture até obter um creme homogêneo. Reserve. À parte misture em outra tigela o restante da maionese, o queijo e o orégano. Pré-aqueça o forno em temperatura média (180º C). Unte um refratário retangular médio (31 x 19 cm) e reserve. Umedeça as fatias de pão no leite e monte camadas alternadas de pão, creme de espinafre, pão, creme de queijo e finalize com o pão. Espalhe a maionese reservada, polvilhe o queijo ralado e leve ao forno por 30 minutos ou até começar a dourar. Sirva em seguida.

Mini Quiche de Cogumelos e Iogurte (do site CyberCook)

mini quiche

Ingredientes

4 ovos
1 iogurte grego (aprox. 200g)
2 colheres de sopa de Cream Cheese São Vicente
1/2 xícara de chá de cogumelos fatiados
2 colheres de sopa de salsa fresca picadinha
1 fio de azeite
Pimenta e sal a gosto


Como fazer

Pré-aqueça o forno em 180ºC. Bata os ovos e, depois, misture todos os outros ingredientes. Bata bem. Unte levemente as forminhas que irá usar com azeite e distribua a mistura da quiche em 4 potinhos ou forminhas. Leve para assar por 15 minutos, ou até perceber que a superfície está levemente dourada. Sirva em seguida. Você pode servir as mini quiches nos próprios potinhos em que foram assadas ou retirá-las da forminha.

Panqueca de Ricota (do site GShow)

crepe de ricota

Ingredientes

4 ovos
2 xícaras de chá de leite
2 colheres de sopa de queijo ralado
1 colher de chá de sal
11 colheres de sopa de farinha de trigo

Recheio: 

500g de Ricota Fresca São Vicente
1 colher de chá de ervas picadas (salsinha, alecrim, manjericão, tomilho)
Sal e pimenta-do-reino a gosto


Como fazer

Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador. Faça as panquecas em uma frigideira pequena untada. Misture os ingredientes do recheio e enrole as panquecas. Transfira para um refratário untado e regue com o molho branco ou molho vermelho. Aqueça no forno e sirva imediatamente.

E você, tem receitas deliciosas para um inverno com menos calorias e mais sabor? Conta pra gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *