Blog

Dicas de culinária, gastronomia, saúde, eventos e combinações perfeitas para as suas receitas. Acompanhe nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades no mercado de queijos e afins. Por aqui também vão passar dicas de chefs, nutricionistas e outros especialistas.

14/04/2016   Livro de Receitas

Pizzas saudáveis? Existem sim!

Chega o fim de semana, a gente só pensa em ser feliz com o sossego (ou a balada) dos dois dias de folga… e, pra grande maioria das pessoas, felicidade tem nome e uma forma redonda: pizza! É difícil encontrar por aí alguém que não se encante pelas delícias – e praticidade – desse alimento. Afinal, pedir uma pelo telefone é tão fácil quanto comê-la!

Mas peraí… pizza não é um dos “alimentos engordativos”, que se consumido em excesso junto com ingredientes pesados pode fazer mal? Mas uma vez ou outra, vá lá, não é o fim do mundo! E a grande vantagem da pizza é que ela pode ser feita de variados jeitos, com ingredientes mil – inclusive pra massa, ao invés de usar farinha –, e a tentação pode virar, inclusive, uma opção de jantar ou lanche muito saudável.

Quer ver? Dê uma olhada nessas pizzas “alternativas”, menos calóricas e mais nutricionais que separamos pra você. E pode relaxar: apesar de serem pouco convencionais, essas opções ainda guardam sabor intenso e felicidade em pequenos pedaços.

Pizza de Frigideira com Recheio Marguerita (do site Missfit)

Ingredientes da Massa:

1 ovo inteiro
3 claras
1 colher de sopa cheia de massa de Tapioca pronta
1 colher de chá de óleo de canola (é saudável)
Uma pitada de sal

Foto: Blog Missfit
Foto: Blog Missfit

Modo de preparo:

Misture bem todos os ingredientes, menos o óleo, em um recipiente ou no liquidificador. Unte a frigideira antiaderente com o óleo, se ficar excesso tire com um guardanapo. Depois de aquecida, despeje a massa e tampe. Deixe por uns 5 minutos em fogo médio/baixo, até a parte de cima ficar mais consistente, ou, se desejar, vire para assar o outro lado também. Após a massa ficar pronta, baixe o fogo, coloque o recheio e tampe novamente até derreter e chegar ao ponto desejado. Dica: com o fogo médio/baixo não corre o risco de queimar, mas eu gosto de deixar a massa bem douradinha, quase formando cascão, para ficar bem parecida com a massa de pizza tradicional.

 

Recheio Marguerita:

1 colher de sopa de cebola picada;
2 fatias médias de Queijo Minas Frescal São Vicente picado;
3 fatias médias de tomate;
Manjericão e pimenta à gosto;
Sal opcional.

 

Pizza integral (do site Bolsa de Mulher)

Ingredientes:

Pão de wrap integral
Cream Cheese sem Lactose São Vicente
Tomate cereja em rodelas
Manjericão fresco
Rúcula orgânica
Extrato de tomate orgânico

 

Modo de preparo:

Para preparar a pizza sem gordura, basta colocar o pão no grill, adicionar o molho e, em seguida, os demais ingredientes até que o queijo fique derretido.

 

Pizza com Massa de Couve-Flor (do site Camila Coelho)

 

Ingredientes:

1 xícara de couve-flor crua moída (pode ser feito com o ralador ou processador)
1 ovo OU 2 claras
1 xícara de Queijo Mussarela São Vicente ralado
1 colher de chá de orégano desidratado
1 colher de chá de salsinha desidratado
1 colher de chá de manjericão fresco
1 tomate cortado em fatias
Queijo Mussarela São Vicente em fatias
Azeite de oliva
Adicione que desejar: cebola, pimentão, ovos, azeitona, cogumelos, tomate seco, abacaxi…

Modo de Fazer:

Pré-aqueça o forno a 230 °C. Em uma tigela, misture a couve-flor, ovo, queijo mussarela ralado, orégano, salsinha até formar uma mistura homogênea. Se a mistura ficar muito líquida, adicione um pouco mais de couve-flor. Unte uma forma de pizza com azeite de oliva. Coloque a massa na forma, e espalhe bem sobre ela. É importante que a massa fique uniforme para não ficar mole em algumas partes. Coloque para assar por 12-15 minutos, retire do forno e vire a massa caso seja necessário e coloque no forno por mais 5 minutos. Retire a massa novamente e adicione o queijo mussarela em fatias, tomate e o manjericão fresco. Caso você esteja fazendo outro sabor de pizza, adicione seus ingredientes. Coloque a pizza para assar mais 5-7 minutos, ou até o queijo estar derretido. Sua pizza está pronta!

 

 

E aí, gostou das dicas mais saudáveis desse prato tão querido? Deixe suas variações da pizza aí nos comentários. Quem sabe não vira a próxima receita gourmet no nosso site? 😉