Blog

Dicas de culinária, gastronomia, saúde, eventos e combinações perfeitas para as suas receitas. Acompanhe nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades no mercado de queijos e afins. Por aqui também vão passar dicas de chefs, nutricionistas e outros especialistas.

11/01/2018   Curiosidade

Verão: Saiba mais como conservar o queijo nos dias quentes

No verão devido às temperaturas elevadas durante os dias, é necessário que tenhamos alguns cuidados com os alimentos, principalmente com os queijos. Esses cuidados devem ser tomados desde o momento da compra até o armazenamento em casa.

Os queijos devem ser armazenados na parte superior da geladeira, onde a temperatura oscila entre 3°C e 8°C. Nenhum queijo deve ser guardado na geladeira sem proteção, para evitar o surgimento e crescimento de mofos e o ressecamento de sua casca e/ou massa, o que pode causar mudanças na sua aparência e sabor.

As partes cortadas do queijo devem ser protegidas com papel alumínio, celofane ou plástico filme apropriado. Mesmo na geladeira podem aparecer mofos na casca dos queijos, o que é considerado natural. Os mofos que surgirem devem ser removidos com a ajuda de um pano embebido em salmoura (solução de água e sal). Não é aconselhável congelar os queijos, pois o frio intenso afeta irreversivelmente o sabor e a textura dos queijos.

Os queijos de massa semi-cozida (Gouda, Gruyère), quando cortados, conservam-se melhor cobertos por um pano úmido, em local que não sofra grandes variações de temperatura. No calor, esses queijos podem destilar gordura na casca, o que muda a textura do produto e até o sabor pela oxidação dessa gordura.
Nesse caso, é preferível mantê-los na geladeira, envoltos em plástico filme, e consumir em até 5 dias. Quando esses queijos estiverem inteiros, na embalagem original, podem ser guardados na parte inferior da geladeira, observando a data de validade do fabricante.

Os queijos de mofo branco (Brie e Camembert) devem ser mantidos no próprio papel da embalagem, que já é especial para sua conservação, e guardados na geladeira. Após aberto, envolva o queijo na embalagem original, mantenha na geladeira e consuma entre 4 e 5 dias.

Os queijos azuis que apresentam mofo interno (Gorgonzola) devem ser mantidos em geladeira na temperatura indicada pelo fabricante na embalagem, durante o prazo de validade. Após aberto, envolva completamente o queijo em plástico filme ou alumínio e retorne à geladeira. Consuma em até 5 dias.