Category :

Você provavelmente já ouviu falar no queijo como queridinho de algumas dietas Brasil afora. Além de uma opção saudável, com valores nutricionais que empolgam qualquer um, também costumam ser a parte mais saborosa do cardápio light.

queijos blog-01

Mas qual é o tipo de queijo certo para turbinar a perda de peso com saúde?

Para começar (e antes que você corra ao mercado), precisamos que você entenda um pouco mais sobre os processos de fabricação de cada queijo, entre os mais citados nos blogs de saúde & dieta.

 

  • O queijo minas fresco é obtido a partir do leite integral, de alta umidade, massa branca, consistência mole e deve ser consumido fresco.
  • O queijo minas comum é um queijo “semi-gordo”, um pouco menos úmido, firme e necessita ser salgado para ser maturado.
  • A ricota é fabricada a partir do soro de leite integral. Por isso, sua textura é mais delicada, com sabor levemente ácido e adocicado e tem maior porcentagem de lactose.
  • O queijo cottage é obtido a partir dos grãos de coalhada, imersos em uma mistura de creme e sal. Seu sabor é levemente ácido.

A partir disso, podemos entender que queijos e seus processos diferentes de obtenção resultam em sabores, propriedades e funcionalidades diferentes. Na tabela abaixo, demonstramos como cada um desses queijos ditos como lights se posiciona:


queijos blog-02

Portanto, o ideal é adequar o consumo de queijo a sua dieta de acordo com as suas necessidades e seu gosto. O queijo cottage e o minas frescal light são opções com calorias e gorduras em quantidade similar, mas que apresentam textura e sabor bem diferentes.

A ricota, para surpresa de muitos, é mais calórica que as opções anteriores, mas também é versátil e excelente para o preparo de receitas com patês e acompanhamentos especiais.

Você deve optar pelo queijo São Vicente que agrada ao seu nutricionista, mas também ao seu gosto e seu estilo de vida.


Deu fome?

apst

Agora sabemos que os queijos são ricos em cálcio e proteínas, mas você sabe como identificar cada um desses queijos listados?

Queijo Cottage

No topo da lista temos o queijo Cottage esse é fácil de identificar por ter um sabor suave mas ao mesmo tempo uma leve acidez. Este queijo é rico em proteínas e cálcio e também é rico nas proteínas do leite (aquelas mesmas encontradas em suplementos). Ele dá um ótimo patê de ervas para acompanhar em seu café da tarde.

 

Ricota

Um queijo suave, leve, fonte de proteína e cálcio. Já experimentou uma omelete recheada de Ricota? Daria um excelente lanche da noite.

 

Queijo Minas

O queridinho dos mineiros, aquele que é impossível de não notar no supermercado, o queijo minas São Vicente tem uma consistência mais mole e um suave sabor, mas é um queijo – principalmente quando fresco – com alta umidade, mas esse queijo pode pregar uma pegadinha em todos ao ser lembrado sempre quando se fala em dietas por seus teores de gordura e colesterol serem maiores em relação ao Cottage e a Ricota, em contrapartida este queijo é rico em fósforo.

bonus-04

receita-03

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *