O mofo branco característico de queijos como o Brie e Camembert é determinado  por sua aparência aveludada, branco, com pleno e abundante crescimento, sem vestígio de contaminações (outros fungos) de variadas tonalidades. Sua casca de mofo branco aveludada é comestível e formada por fungos do gênero Penicillium Candidum..

Alinha Mofo Branco da São Vicente conta com os queijos Camembert e Brie em diversos formatos, além da Linha Especialidade Montagnard, com o Brie Duplo Creme e o Camembert Forma, produtos ainda mais cremosos.

Brie, o queijo dos reis franceses

Em Viena no ano de 1814, verdadeiros reis e rainhas elegeram no Congresso de Viena como um dos queijos mais macios e saborosos da França, a começar pelo imperador Carlos Magno I no século VIII, e por este motivo é conhecido como o queijo dos reis. Aliás, o nome deste queijo é uma homenagem ao seu próprio local de origem, a província de Brie, na França.

Com um aroma e notas suaves de terra que lembram trufas amanteigadas, sabor forte e adocicado enquanto ainda jovem. E com sabor mais apurado e com massa mais cremoso quando passa dos 30 dias.

Uma ótima e inusitada combinação do queijo Brie é com chocolate, este é um tipo de harmonização por semelhança, já que os dois têm textura e teor de gordura parecido, mais a frente você poderá conferir uma receita de Queijo Brie com Chocolate meio amargo.

Camembert

Originário do vilarejo de Camembert, o queijo Camembert é muito parecido o queijo brie em sua textura macia e uma fina casca aveludada de mofo branco comestível. Diferente do queijo Brie, o Camembert possui uma textura macia, massa carnuda, amanteigada e levemente salgada.  

O Camembert é ideal para ser servido à temperatura ambiente, acompanhado por alimentos leves como frutas, pera e maçã, amêndoas, nozes e geleias e Harmoniza muito bem com vinhos tintos Cabernet e Merlot e cervejas Pilsen, Weizenbier e Kölsch.

Depois de ter falado desses dois queijos ricos em história e sabor, deixamos aqui uma receita de uma maneira diferente de combinar o queijo Brie.

Bombom de Chocolate e Queijo Brie


Ingredientes:

300g de Queijo Brie São Vicente


200g de chocolate meio amargo de boa qualidade


Modo de fazer:

Primeiro corte o queijo em quadradinhos e deixe-os descansando na geladeira.

Derreta o chocolate em banho Maria.

Banhe o queijo no chocolate derretido com o auxílio de um garfo.

Coloque para secar em papel manteiga e leve para a geladeira por 15 minutos.

Se você já fez esta receita em casa deixe aqui nos comentários contando sobre o que achou dessa combinação diferente entre Queijo Brie e Chocolate.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *