Blog

Dicas de culinária, gastronomia, saúde, eventos e combinações perfeitas para as suas receitas. Acompanhe nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades no mercado de queijos e afins. Por aqui também vão passar dicas de chefs, nutricionistas e outros especialistas.

22/09/2017   Campanha,Livro de Receitas,Queridinhos da Prateleira

Queijo Minas Padrão São Vicente

Se existe um queijo conhecido pelo brasileiro e que é a cara de Minas Gerais é o queijo tipo Minas Padrão. Além de carregar o nome do estado, o queijo é tão popular no Brasil que sua produção artesanal é considerada patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 2008.

 

Como não poderia deixar de ser, o queijo tipo Minas Padrão tem como berço o estado que lhe emprestou o nome. Com influência da tradição portuguesa, estima-se que já no século XVIII este tipo de queijo era produzido e comercializado em Minas Gerais. Desde então, ele tem sido protagonista de vários pratos típicos mineiros, entre eles o famoso pão de queijo. Por isso, além de ser conhecido pelo sabor marcante, o queijo tipo Minas Padrão faz parte da memória do Brasil.

 

Delicioso em várias formas

 

O sabor levemente ácido deste tipo de queijo proporciona várias combinações deliciosas, como a degustação com doce de leite, goiabada e outros doces caseiros. Além disso, ele é perfeito como recheio de tortas e sanduíches e consumi-lo puro também é uma boa pedida.

 

Quando fresco, este tipo de queijo tem uma massa branca e quebradiça, mas a sua consistência vai se tornando mais cremosa à medida em que se dá o processo de maturação. Para conservá-lo, mantenha-o refrigerado em temperatura não superior a 12 °C e, após aberto, armazene-o em um recipiente fechado e consuma em até uma semana.

 

Além de gostoso, é saudável

 

Seja fazendo par com um doce, no recheio de uma torta ou mesmo puro, o queijo Minas Padrão também é sinônimo de saúde. Além de ser rico em proteínas e cálcio e ter baixo teor de calorias, este tipo de queijo possui as vitaminas A, B e D que funcionam como antioxidante, mantém a saúde da pele, olhos e cabelos e aumentam a imunidade, respectivamente.

 

Quer experimentar o queijo mais popular do Brasil? Nesta sobremesa, o Minas Padrão é a estrela do prato e vale até não resistir e degustar o queijo enquanto faz a receita!

 

Pudim de queijo minas

Rendimento: 8 porções

Ingredientes

– 500 gramas de queijo minas tipo padrão São Vicente

– 3 ovos

– 1 xícara de açúcar

– 2 colheres de sopa de farinha de trigo

– 1 lata de leite condensado

– 2 latas de leite (use a lata de leite condensado para medir)

 

Modo de preparo

 

1 – Leve ½ xícara de açúcar a fogo baixo (160 °C) até que ele derreta e forme um caramelo;

2 – Retire do fogo e espalhe o caramelo no fundo e nas laterais de uma forma com buraco no meio;

3 – Reserve o caramelo;

4 – Amasse o queijo minas padrão São Vicente, coloque-o em um liquidificador com os ovos, o restante do açúcar, a farinha de trigo, o leite condensado e o leite e bata até formar uma mistura homogênea;

5 – Despeje na forma com o caramelo e asse em forno médio (170 a 190 °C) pré-aquecido, em banho-maria por cerca de 1 hora e 30 minutos ou até que a mistura fique firme;

6 – Retire do forno e deixe esfriar;

7 – Desenforme e sirva gelado.

 

Deu água na boca? Não deixe de experimentar outras receitas com este ingrediente super versátil. Bom apetite!