Blog

Dicas de culinária, gastronomia, saúde, eventos e combinações perfeitas para as suas receitas. Acompanhe nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades no mercado de queijos e afins. Por aqui também vão passar dicas de chefs, nutricionistas e outros especialistas.

16/09/2017   Livro de Receitas

Queijo gorgonzola São Vicente

Requintado, o queijo gorgonzola atende aos paladares mais exigentes. Sua cor diferenciada, entre branco e amarelo com traços azulados, chamam a atenção dos curiosos. Muitos acabam fãs após provar a textura macia e o toque condimentado do gorgonzola.

O visual inusitado do queijo gorgonzola é devido às bactérias que propositalmente se desenvolvem em seu interior, enquanto descansa o leite da vaca. Esses fungos são os responsáveis pela apresentação visual e pelo sabor do gorgonzola.

Surgimento do queijo gorgonzola

Uma curiosidade interessante é que sua criação não foi fruto de experiências gastronômicas, mas sim de um descuido. De acordo com a história, um queijeiro apaixonado trabalhava num strachino distraiu-se e esqueceu-se de seguir os passos corretos de preparo.

Então, ao misturar o leite ordenhado na noite anterior com o da manhã seguinte, favoreceu a proliferação dos fungos que são a marca registrada do gorgonzola. Ah, o queijo também leva o nome da sua cidade de origem na Itália. Confira essa e outras curiosidades neste post.

Como consumir o gorgonzola?

Este queijo fica incrível quando combinado a frutas como maçã e pêra, amêndoas, nozes e geleias finas. Pode ser consumido puro, acompanhado de vinhos tintos de sabor adocicado, como de uvas Touriga e Roriz, ou os tintos Merlot, Pinot Noir ou Riesling.

A dica é retirá-lo da geladeira com uma hora de antecedência para servir em temperatura ambiente. Para um corte elegante, use a faca guilhotina a fim de obter pedaços pequenos.

Na culinária, o queijo gorgonzola deixa diversas receitas ainda mais deliciosas. Normalmente, é empregado nos preparos tradicionais de molhos e massas, mas nada impede que você agregue uma receita mais moderna com o queijo gorgonzola, como é o caso do hambúrguer gourmet.

Que tal combiná-lo com o creme de gorgonzola? A receita é fácil e deliciosa, confira:

Hambúrguer com creme de gorgonzola, pimentão e pesto de rúcula

Rendimento: 6 hambúrgueres

Ingredientes:

Para o hambúrguer:
– 6 pães brioche
– 1 kg de carne bovina moída
– 400 g de pimentão vermelho
– 1 cebola roxa em rodelas
– sal
– pimenta do reino em grão (moída na hora)

Para o creme de gorgonzola:
– 100 g de queijo gorgonzola forma São Vicente
– 100 g de cream cheese São Vicente

Para o pesto de rúcula:
– 120 ml de azeite de oliva
– 40 g de queijo parmesão
– 2 dentes de alho
– ½ maço de rúcula
– 2 unidades de castanha do Pará

Modo de preparo:

  1. Creme de gorgonzola: rale o gorgonzola São Vicente e misture com o cream cheese.
  2. Grelhe o pimentão vermelho até a casca começar a soltar (pode ser na boca do fogão, na churrasqueira ou chairbroiller). Não tem problema se ficar com aparência de queimado, é assim mesmo. Retire a casca, as sementes e corte o pimentão em fatias médias.
  3. Pesto de rúcula: lave as folhas de rúcula. Descasque os dentes de alho. No processador de alimentos bata o azeite com as nozes, os dentes de alho e o queijo parmesão até triturar, junte as folhas de rúcula e bata somente o necessário para triturar as folhas, não triture muito para não perder o sabor da rúcula.
  4. Tempere o hambúrguer com sal e pimenta, grelhe na churrasqueira, assim que virar o hambúrguer já coloque o creme de gorgonzola em cima para derreter, aqueça os pães, retire os hambúrgueres e monte na sequência: pão, hambúrguer, creme de gorgonzola, pimentão vermelho grelhado, pesto de rúcula e cebola roxa.

Gostou? Agora, chame seus amigos e bom apetite!