Espaço Gourmet

Saiba como saborear o queijo São Vicente com quem já utiliza no dia a dia. Especialistas e leitores compartilham aqui, receitas práticas e rápidas ou aquelas mais elaboradas, para quem vai celebrar um momento especial.

Tem uma receita para compartilhar?
Envie para a gente pelo e-mail contato@saovicente.com.br ou pelos nossos canais das Redes Sociais.

Disponibilizaremos aqui as suas receitas para ajudar outros leitores.

10/01/2018   

Suflê de queijo gruyère

Rendimento: 4 pessoas | Tempo de preparo: 1 hora

Ingredientes:

1 ½ xícara (chá) de Queijo Gruyère São Vicente ralado fino

2 Colheres (sopa) de manteiga

5 Claras de ovos

3 Gemas

1 colher (sopa) de Farinha de trigo

½ xícara (chá) de Leite

1 ½ colher (sopa) de Fubá

Noz-moscada a gosto

Modo de preparo:

1. Pré-aqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Separe as gemas das claras, reservando 2 gemas para outra preparação. (Que tal uma gemada para o café da manhã do dia seguinte?)

2. Com um pincel (ou papel-toalha), unte com cerca de 1 colher (sopa) de manteiga a lateral interna de três ramequins individuais (ou outra tigela refratária de borda alta) e polvilhe com ½ colher (sopa) de fubá em cada e vá girando para forrar as bordas. Se preferir, use apenas um refratário grande de borda alta e coloque 2 colheres (sopa) de fubá.

3. Numa panelinha, aqueça em fogo médio 1 colher (sopa) de manteiga. Quando derreter, junte a farinha e cozinhe por 2 minutos, mexendo sem parar. Retire a panela do fogo e junte o leite de uma vez. Mexa vigorosamente com um batedor de arame para não empelotar. Volte a panela ao fogo e continue mexendo por mais 1 minuto.

4. Desligue o fogo e tempere o molho branco com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Junte as gemas e misture vigorosamente com o batedor. Transfira para uma tigela grande. A mistura fica bem líquida, é assim mesmo.

5. Leve um pouco de água para ferver, pois o suflê será assado em banho-maria. Ou seja, os ramequins vão para uma fôrma com água quente, e a fôrma, para o forno.

6. Na batedeira, bata as claras em neve, com uma pitada de sal. Atenção para o ponto: se as claras ficarem muito firmes, o suflê vai ressecar. Comece batendo em velocidade baixa e, quando espumar, aumente para média. Assim que as bolhas de ar próximas da parede da tigela sumirem e as claras ficarem marcadas pelo batedor, está pronto.

7. Na tigela com o creme de gemas, misture, com o batedor de arame, apenas ⅓ das claras em neve. Em seguida, com uma espátula ou colher bem grande, junte o restante, misturando em movimentos circulares, de baixo para cima. Aos poucos, vá juntando o queijo ralado e continue misturando delicadamente até ficar homogêneo.

8. Preencha o ramequim com a massa de suflê até escorrer. Nivele passando uma faca (com o corte para cima) para retirar o excesso. Passe a ponta do dedo polegar por toda a borda interna para retirar um pouquinho mais de massa – isso ajuda o suflê a crescer retinho. Repita com os outros ramequins.

9. Coloque os ramequins na assadeira, leve ao forno preaquecido, e regue a assadeira com a água fervente, sem deixar respingar na massa de suflê. A água deve, no máximo, preencher a assadeira até a metade. Feche o forno, não abra mais, e deixe assar por cerca de 20 minutos, até dourar e firmar. Caso esteja usando um único ramequim grande, deixe assar por 35 a 40 minutos. Retire com muito cuidado para não se queimar com a água fervente. Sirva a seguir.

Receita retirada do site: Panelinha