Espaço Gourmet

Saiba como saborear o queijo São Vicente com quem já utiliza no dia a dia. Especialistas e leitores compartilham aqui, receitas práticas e rápidas ou aquelas mais elaboradas, para quem vai celebrar um momento especial.

Tem uma receita para compartilhar?
Envie para a gente pelo e-mail contato@saovicente.com.br ou pelos nossos canais das Redes Sociais.

Disponibilizaremos aqui as suas receitas para ajudar outros leitores.

14/01/2019   

Risoto de Gorgonzola e Pêra

Queijo gorgonzola e pêra é uma dupla que arrasa em qualquer receita. Essa combinação clássica, além de altamente saborosa, agrega sofisticação ao prato, como é o caso desse risoto que vamos te ensinar a preparar.

INGREDIENTES:
1 xícara de arroz arbóreo ou carnaroli
50g de queijo gorgonzola em pedaços
1 pêra William em cubos
1 colher (sopa) de mel
1 colher (sopa) de cebola bem picada
1/2 xícara de vinho branco seco
4 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
1 colher (sobremesa) de suco de limão
Sal e pimenta do reino à gosto
500 ml de caldo de legumes caseiro

MODO DE PREPARO:
Aqueça uma frigideira funda e coloque 1 colher de azeite e 1 de manteiga. Misture a pêra em cubos com o mel e o suco de limão. Coloque na frigideira e cozinhe por 2 minutos. Reserve.

Aqueça o caldo de legumes e mantenha no fogo. Em uma panela larga, refogue a cebola com 1 colher de azeite e 1 de manteiga. Coloque o arroz e misture bem. Adicione o vinho e deixe cozinhar, mexendo sempre, até evaporar.
Comece a colocar o caldo (uma concha por vez, mexendo sempre até quase secar antes de colocar outra). Quando o arroz estiver al dente (esse é o ponto ideal do risoto), adicione 3/4 da porção de pêra (deixe 1/4 dessa porção para decorar o prato), tempere com o sal e pimenta, e desligue o fogo. Adicione o restante da manteiga e o queijo gorgonzola (deixe um pouco do queijo também para decorar o prato) e misture bem.
Sirva bem quente, com pedaços de pêra e queijo por cima.

 

Risoto de queijo gorgonzola e pêra

Obs: receita extraída do site www.obagastronomia.com.br

 

No Espaço Gourmet do nosso site você encontra receitas, dicas de harmonização e muitas outras informações que lhe ajudarão a apreciar os queijos São Vicente da melhor maneira!